Pular para o conteúdo

Remédio para ansiedade e insônia: como funciona e indicações

Olá meus amigos aqui do meu canal do YouTube! Muito bom estar com vocês denovo! Hoje eu queria trazer um assunto sobre fitoterápicos. Vou falar sobre Valeriana. Nós estamos no mundo tão medicado, né? Existem alguns produtos naturais que podem ajudar muitas situações e muitas pessoas. Existem medicamentos alternativos. Vamos usar essa palavra, como os florais, florais de Bach, homeopatia e fitoterápicos. Estes três são produzidos de maneira diferente e possuem também por trás deles ou junto deles uma filosofia diferente. Por exemplo, os florais de Bach foram desenvolvidos por um médico chamado Bach, que entre os anos 1920 e 1930 ele classificou 38 essências como tratamento aplicativo ou complementar para curar emoções negativas e produzir bem-estar físico.

Estudos mostram que os floraisagem semelhante ao Placebo, ou seja, Placebo é o medicamento que não tem nenhuma química ali, então alguns estudos mostraram isso de que parece que as pessoas que tiveram uma certa doença usaram florais e o resultado foram bastante semelhantes.

Homeopatia é uma forma de terapia alternativa com uma forte filosofia atrelada. Ela foi criada ao homeopatia pelo alemão Samuel Hahnemann em 1796 e é baseado no princípio que em latim significa “semelhantes curando semelhantes”. O tratamento homeopático é feito a partir da diluição e dinamização de uma substância que produz os sintomas no indivíduo saudável. Na produção do remédio homeopático, se usa uma substância que produz certa doença, diluída várias vezes, sacode várias vezes, faz a dinamização como é chamada e atribui-se que ao final desse processo de preparo do produto ele tem uma energia que atuaria na energia vital em nosso corpo já que não teria depois das várias diluições da substância química original ali.

Agora sobre fitoterapia, que é o que eu quero focar nesta apresentação de hoje, um bom fitoterápico é a Valeriana officinalis. Só lembrando os seguintes de que fitoterapia é um tratamento de doenças ou sintomas no qual se usa plantas medicinais. Existem fitoterápicos em forma de cápsula, de comprimido, de pomada, de chá. Os fitoterápicos possuem um efeito farmacológico conhecido cientificamente e comprovadamente. A fitoterapia é um tratamento baseado em plantas medicinais realmente com resultados controlados, resultados já sabidos dos princípios ativos daquela planta.

Então, como eu estava dizendo, um bom fitoterápico é a Valeriana. O nome científico é Valeriana officinalis e pode ser comprada. Essa receita produz um bom número de pessoas, não em todos, mas produz em alguns resultados positivos para insônia, ansiedade excessiva, redução da pressão arterial e até melhora em algumas mulheres já que é eficaz contra as cólicas menstruais.

A Valeriana pode ser usada para insônia e ela tem vantagens quando comparada aos medicamentos indutores de sono sintéticos, já que, em geral, a Valeriana é muito menos tóxica, não causa dependência importante como os sintéticos fazem. Pessoas com insônia rebelde de longa data que têm realmente muita complicação para dormir tem tanta história emocional por trás disso. Também há essas pessoas que já usaram medicamentos sintéticos para ansiedade e para insônia e podem não ter bons resultados com a Valeriana porque o corpo delas ficou meio que viciado nos remédios chamados tarja preta. Mas é possível e pode ser que algumas pessoas, mesmo assim, com essa característica, de história rebelde, insônia de longa data é possível que quem ama uma dose maior de Valeriana, por exemplo, duas cápsulas de 500 miligramas cada. Usando também o lúpulo, que é um fitoterápico usado para ajudar no sono. Pode-se usar uma cápsula de lúpulo de 250mg. Algumas farmácias de manipulação produzem lúpulo e também a Melissa, o nome oficial é Melissa officinalis, também em cápsula de 500 mg. Pode-se juntar isso e, nessas pessoas que têm grande dificuldade de longa data para dormir, pode ser que ajude a dormir melhor.

Nos primeiros três meses de gravidez não se deve usar Valeriana e após esse período de três meses; Portanto, tem que conversar com seu ginecologista e o aconselhável também é tomar Valeriana 2 horas antes de deitar, porque os remédios chamados de preta, essa turma aí, Rivotril e clonazepam, Alprazolam, tudo isso, em geral, demora a via oral, 40 minutos no máximo uma hora, para fazer efeito, mas fitoterápicos às vezes pode demorar um pouco mais para ter efeito, então se você vai usar Valeriana ou lúpulo ou Melissa para dormir, então é melhor você usar duas horas antes pelo menos antes daquela hora que você costuma ir deitar para dormir.

Para muitas pessoas, a Valeriana diminui a ansiedade excessiva. Ela parece não apresentar problemas colaterais como aqueles que são produzidos por tranquilizantes sintéticos, o que é um benefício para as pessoas.

Algumas pessoas têm ansiedade que é diminuída, realmente a tomada de Valeriana de dia sem prejudicar os reflexos e sem produzir sonolência. Isso acontece com alguns, mas não com todos, por isso é preciso avaliar para ver se a Valeriana age em você durante o dia para ver se ela dá sonolência ou não. Se não dá sonolência, então tem que concentrar a tomada à noite, se não atrapalha você de fazer suas atividades profissionais, operar certas máquinas ou dirigir.

Este fitoterápico, a Valeriana, pode ajudar a diminuir também a pressão arterial em algumas pessoas, mas isso precisa ser avaliado pelo médico e não substituindo. Você não deve substituir medicamentos para hipertensão arterial pela Valeriana por conta própria.

A Valeriana em chá e mesmo em erva em cápsula tem um cheiro bem desagradável. Então alguns já sabem disso. Você não sabe, mas é um cheirinho bem ruim. Mas o sabor quando você toma um chá de Valeriana não é ruim como o cheiro como odor dela.

Você pode encontrar a Valeriana também em cápsulas de extrato seco ou em pó. A vantagem da Valeriana, ou de qualquer fitoterápico extrato seco, é que, nessa forma extrato seco, ele contém apenas os princípios ativos daquela planta. Já que no preparo do pó, a planta toda é moída.

Como eu expliquei antes, se você quer usar Valeriana para combater a insônia, é melhor tomar duas horas antes de você deitar, porque ela, como eu disse antes, em geral, demora mais a fazer efeito quando comparada com esses remédios sintéticos tarja preta.

É uma orientação para você e espero que se for necessário, a Valeriana possa te ajudar. Um grande abraço e lembro que esse vídeo fica disponível aqui no meu canal do YouTube durante uma semana e depois de uma semana ele vai para dentro da comunidade. Claramente, fiquem com Deus.

Fonte: Este remédio diminui a ansiedade e ajuda a dormir melhor – Dr. Cesar Vasconcellos Psiquiatra por Dr. Cesar Vasconcellos Psiquiatra