Pular para o conteúdo

Valeriana: Indicação para Insônia e Ansiedade

Valeriana – benefícios e como usar

Olá pessoal tudo bem? Sejam bem-vindos a mais um vídeo do nosso canal! Hoje vamos falar sobre a Valeriana. Você já usou a Valeriana alguma vez na forma de chá ou na forma de extrato? Se você usou, deixa nos comentários. Aqui vocês vão saber detalhes sobre a Valeriana comigo.

Pessoal, quem não for inscrito no nosso canal, aproveite para se inscrever e compartilhe o vídeo. Se vocês gostarem, não deixe de dar um joinha, um like se vocês gostaram do vídeo, tá bom pessoal?

Valeriana – o que é e para que serve?

A Valeriana tem duas funções primordiais: ela serve para diminuir cólicas ou ela é um ansiolítico, deixando a gente relaxado, tranquilo e melhorando nosso sono. Se você já usou, não deixe de deixar nos comentários.

Mas será que a Valeriana substitui um remédio faixa preta, por exemplo, que eu uso? Eu uso Jardim e Pantou, eu uso Piden. Não é muito difícil você trocar um remédio que você já faz o uso faixa preta e você parar de tomar esse remédio e a Valeriana fazer a mesma ação? Não, não tem jeito tá. Agora, se você não usa nenhum medicamento para dormir, você pode se beneficiar muito do uso de Valeriana. Muito! Porque você vai ter um sono reparador, você vai dormir muito melhor, muito tranquilo.

E você pode usar na forma de extrato ou na forma de chá. Porém, na forma de chá, o cheiro e gosto é muito ruim. Tem pessoas que conseguem tomar o chá da Valeriana, mas se achar muito ruim e realmente é forte o cheiro. Muitas pessoas não gostam. O que que eu tenho que fazer? Você pode manipular o extrato seco da Valeriana, Valeriana officinalis, né. Então, o extrato seco de Valeriana officinalis, quantos miligramas você pode tomar? De 100 a 400 mg por dia.

E como que eu uso? Eu sempre uso para os meus pacientes a dose menor, sempre começo com doses menores, pequenas e sempre associo alguns outros fitoterápicos juntos para tentar ajudar no sono. Então, assim, você quer começar, começa com quando? 100 miligramas. Não adiantou 100 miligramas. Para mim, na primeira semana, eu quero passar para 200mg. Você toma dois comprimidos e 100 miligramas. Aí, você vai achar sua dose para que você possa relaxar. Existe outras coisas também que a gente tem que resolver. Gente, sabe que a insônia é muitas vezes está relacionada o estresse, correria do dia a dia, problemas que agente enfrenta. Então, naquela fase crítica que você tá precisando relaxar, você pode deixar lá na cabeceira da sua cama. No caso, você chega muito estressado na sua casa, você precisa fazer o uso contínuo disso, aí você pode tomar um dia que você está mais agitado, no dia que você tá com a cabeça quente. Problemas todo mundo tem, felizmente. Dificilmente a gente não tenha problemas todos os dias, mas existe algumas coisas que acontecem no nosso dia a dia que realmente mexe mais do que o normal e quando isso acontecer com você, você pode ter a Valeriana, tá lá ai, você toma 100, 200 mg do extrato seco de valeriana para que você consiga relaxar e resolver o problema de uma maneira melhor no outro dia.

Pode usar todos os dias? Pode usar todos os dias, só que assim, o que acontece quando você começa usar 100mg todos os dias, vai ter um efeito legal, bom em relação a ter um sono melhor por um tempo, aí o seu corpo vai acostumando com aquilo. Aí, normalmente, tem que ir aumentando a dose. De 100 passa para 150, passa para 200 ou você pode associar, como eu falei, que eu prefiro associar a Valeriana, eu posso associar Passiflora, eu posso ser a Melissa extrato seco, ou eu posso fazer um mix, tá bom?

Mas, isoladamente falando, a Valeriana você pode usar todos os dias. Mas, lembre disso, existe uma certa resistência. O seu corpo vai se acostumando e você vai precisar para ter o mesmo benefício de você tem hoje com 100. Talvez daqui a alguns meses você precise de 200 ou 300 miligramas. Então, o que que eu recomendo para você? Resolva o seu problema. Se você tem um problema que tá causando insônia, resolva o seu problema. Se não tiver jeito, infelizmente, aí a gente tem que ter esse recurso só.

Eu tenho na cabeceira lá assim na minha cama um composto com Passiflora com Valeriana e com Melissa. Às vezes, a gente tá mais preocupado, tá com um pouquinho de insônia, aí você vai lá e toma um comprimido do extrato. Vai ter uma noite mais tranquila. Eventualmente, uma, duas vezes por semana, não vai trazer para você resistência. O seu corpo tá bom! Pode usar todos os dias, mas tem esse detalhe que eu falei para vocês.

Grande abraço para vocês e mais uma vez, não deixe de compartilhar o vídeo! Até o próximo, tchau tchau tchau.

Fonte: VALERIANA, indicada para insônia e ansiedade | Dr Juliano Teles por Dr Juliano Teles