Pular para o conteúdo

Uso de medicamentos para dor e inflamação em Odontopediatria.

Anti-inflamatórios e Analgésicos na Pediatria

Neste vídeo, vamos falar sobre os anti-inflamatórios e analgésicos que podem ser utilizados na pediatria. Vamos abordar o que pode e o que não pode ser utilizado, além dos efeitos colaterais mais comuns.

Analgésicos

A aspirina, em alguns países, já não pode ser utilizada devido à sua toxicidade e efeitos colaterais, como a agranulocitose. Por isso, não é indicada para crianças menores de 5 kg.

A AAS Infantil também não é recomendada para a pediatria, pois pode causar problemas gastrointestinais e a Síndrome de Reye em baixas doses.

Já o Paracetamol é o analgésico de escolha, devido à baixa toxicidade e bom efeito analgésico. A dosagem recomendada é de 200 mg/ml, ou seja, uma gota para cada 1 kg de peso da criança. O máximo diário permitido é de 35 gotas.

Anti-inflamatórios

O Ibuprofeno é o anti-inflamatório de escolha para a pediatria. A dosagem recomendada é de uma gota para cada 1 kg de peso da criança, a cada 6 horas. O máximo diário permitido é de 40 gotas.

O Profenid só pode ser prescrito para crianças maiores de 12 anos, assim como o Animed. Outros anti-inflamatórios, como o Naproxeno, Piroxicam, Diclofenaco Sódico e Potássico, não são recomendados para menores de 14 anos.

Resumindo, para analgésicos, o Paracetamol é a escolha mais segura, enquanto para anti-inflamatórios, o Ibuprofeno é o mais indicado para crianças.

Se você gostou deste vídeo, deixe seu like e comente se deseja ver mais sobre antibióticos na pediatria. Não se esqueça de se inscrever em nosso canal. Até a próxima!

Fonte: Analgésicos e Anti-inflamatórios na Odontopediatria por Dentista Concursada