Pular para o conteúdo

Tratamento para Deficiência de Vitamina D: Causas e Sintomas.


Olá querido paciente, muito bem vindo! Meu nome é Vinícius Bonde Sol e sou médico. Hoje vamos falar sobre como tratar de forma eficiente a deficiência da vitamina D, também conhecida como a deficiência do hormônio do sol.
Resolvi fazer esse vídeo porque estou recebendo um monte de pacientes que vêm com o exame de vitamina D baixo. Porém, ao olhar o histórico médico desses pacientes, percebo que eles estão com a vitamina D baixa desde 2015/2016, ou seja, há anos com deficiência de vitamina D, e ainda procurando vários profissionais da saúde como ginecologistas, ortopedistas e nutricionistas.
Então, o que está acontecendo? Será que tem alguma coisa errada? Será que o pessoal está com medo de dar vitamina D? Sinceramente, não precisa. Exceto para pacientes que têm problema com cálcio elevado, a medida é pedir determinar o cálcio junto.
Como fazer o tratamento? A dose de ataque deve levar em conta a idade e o peso do paciente. Quanto mais obeso, mais vitamina D será necessária. Se for uma pessoa obesa, inflamada ou diabética com a vitamina D com 17, é possível dar a ela tranquilamente 50 mil unidades de vitamina D todo dia por pelo menos uns três ou quatro dias e fazer 200 mil unidades de ataque. Já para uma criança magrinha, é preciso ir mais devagar.
Não adianta achar que 7 mil unidades por semana de vitaminas D vão resolver alguma coisa. Isso não vai acontecer. O nível ideal de vitamina D é pelo menos 50-53, um número mágico para a saúde. Para chegar a esse nível, é necessário mudar o estilo de vida e se expor mais ao sol ou tomar vitamina D oralmente.
A vitamina D é importante e melhora a imunidade. Além disso, a vitamina D é um anti-inflamatório que combate à inflamação crônica subclínica. Ainda, a deficiência de vitamina D tem relação com os níveis de miostatina: quanto menores os níveis de vitamina D, mais difícil para a pessoa ganhar músculos.
Já houve um estudo que mostrou que a vitamina D tem a mesma eficiência que a metformina para reduzir a glicemia no paciente diabético. Em suma, a vitamina D é importante para várias coisas, e precisa ser tratada de forma eficiente.
Se quiserem tratar de forma eficiente a vitamina D dos pacientes, façam a dosagem do cálcio junto e busquem um bom profissional que saiba tratá-la sem medo. Se ficarem fazendo doses baixas, não vão subir, e vocês continuarão cansados, com dor lombar, óssea, gripes, sem emagrecer e sem ganhar massa muscular.
Contem comigo e até o próximo vídeo! Tchau.
Fonte: Como Tratar a Deficiência de Vitamina D por Dr. Vinicius Bonisson