Pular para o conteúdo

SOP – Síndrome dos Ovários Policísticos: Sintomas e Tratamento Entenda.

Olá, meninas! Tudo bem? Meu nome é Doutor Pedro Carol e esse é meu canal sobre saúde da mulher. Hoje, vamos falar sobre síndrome dos ovários policísticos e eu irei abordar o tema em quatro tópicos:

  1. O que é a síndrome
  2. Sintomas
  3. Diagnóstico
  4. Tratamento

A Síndrome do Ovário Policístico, ou Hiperandrogenismo Crônica, é considerada a patologia endócrina mais comum na mulher, sendo composta por três alterações: alterações de fertilidade, endócrino-fatias e metabólicas. Na parte de fertilidade, avalia-se o ciclo ovulatório da mulher, como a menstruação irregular. Na parte de endócrino-fatias, avalia-se o hirsutismo, ou seja, a presença de pelos em regiões aumentadas na mulher. Na parte metabólica, verifica-se o aumento de peso e a resistência à insulina, alteração de coloração de pele.

Os sintomas mais comuns da síndrome do ovário policístico incluem: anovulação crônica (menstruação irregular ou ame-norreia), hiperandrogenismo (aumento de pelos em regiões como face e região periumbilical), obesidade, resistência à insulina e manchas em dobras, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemia, alopecia e apneia obstrutiva do sono.

O diagnóstico da Síndrome dos Ovários Policísticos é feito quando se apresentam dois dos três critérios: anovulação crônica, hiperandrogenismo e a presença de microcistos no ovário policístico em exame de ultrassom (normalmente, mais de 12). É importante lembrar que a presença de microcistos não é suficiente para confirmar a doença, sendo necessário apresentar dois critérios.

O tratamento da síndrome dos ovários policísticos pode ser dividido em dois grupos: mulheres que não querem ter filhos e apenas têm queixas de sintomas e mulheres que têm desejo gestacional. Para as mulheres que não querem ter filhos, tratamos com anticoncepcionais específicos, como Selene e Diane 35. Já para aquelas que têm desejo gestacional, existem terapêuticas associadas para conseguir engravidar.

Alguns pontos importantes são: perda de peso e dieta, essenciais para ajudar na redução dos sintomas, controle da resistência à insulina e em alguns casos, pode-se usar indutores de ovulação para aumentar as chances de engravidar.

Espero que tenham gostado desse vídeo sobre Síndrome dos Ovários Policísticos. Não se esqueça de se inscrever no canal e deixar o seu like! Toda semana trago um assunto novo sobre Saúde da Mulher para conversarmos. Abraço a todas, tchau tchau!

Fonte: ENTENDA: SOP – Síndrome dos Ovários Policísticos sintomas e tratamento. por Dr Pedro Caron