Pular para o conteúdo

Medicamentos que podem causar pedras nos rins: conheça os riscos

Oi gente, me chamo Lucas Felipe Gomes e sou médico urologista da cidade de Concórdia, no estado de Santa Catarina. Nesse vídeo, você vai saber quais são os remédios que podem dar pedras nos seus rins.

Antes de continuar a assistir esse vídeo, inscreva-se no meu canal do YouTube, toque Orienta, ative as notificações e, principalmente, não esqueça de compartilhar esse vídeo com seus amigos, colegas e conhecidos, a fim de que essa informação útil consiga chegar ao maior número possível de pessoas.

Certos pacientes que estão sofrendo de pedra nos seus rins não sabem que, na verdade, muitos remédios utilizados de maneira até mesmo rotineira são os responsáveis pelo surgimento de pedras nos rins. Esses pacientes acabam utilizando esse medicamento por um longo período de tempo e a partir desse período, sem se notar dessa relação que existe, acabam formando pedra nos rins.

Mas o que pouca gente sabe, e muitos médicos também não têm conhecimento disso, é que certos medicamentos, quando utilizados, podem também dar pedra nos rins. Esses medicamentos podem dar pedra nos rins, geralmente, por dois mecanismos: eles interferem na urina, fazendo com que a composição dela seja favorável ao surgimento de pedra nos rins ou a composição desses medicamentos faz com que eles se cristalizem dentro dos rins, fazendo com que se formem cálculos.

Esses medicamentos são muito utilizados no nosso dia a dia e se queremos saber quais que são os medicamentos que podem causar esse tipo de ocorrência nos pacientes, o primeiro deles é os antibióticos. Os antibióticos, como você sabe, são usados na prática clínica há muito tempo e têm uma aplicação muito importante na área médica, afinal, tratam diversos tipos de infecções e são imprescindíveis para esse fim.

Algumas das amoxicilinas, ampicilina, que é um antibiótico utilizado para tratar muitas vezes problemas de garganta e alguns problemas nos dentes, podem ser responsáveis pelo surgimento de cálculos renais. A ceftriaxona, que é um medicamento utilizado para o tratamento de algumas doenças sexualmente transmissíveis e até para certos tipos de pneumonia, também é um antibiótico utilizado e é implicado no surgimento de pedra nos rins. Além disso, as quinolonas, representadas principalmente pela ciprofloxacina e pela levofloxacina, que são utilizadas principalmente para o tratamento de infecções urinárias e alguns utilizados até mesmo para o tratamento de pneumonia, são implicadas no surgimento de pedra nos rins.

O segundo tipo que pode dar esses tipos de pedra nos rins são os antirretrovirais, que são utilizados principalmente para o tratamento do HIV e da AIDS. Nesse caso, o principal representante é o indinavir. Esse medicamento, como o paciente tem de usar por um período longo de tempo, que é um tratamento crônico, esse paciente acaba desenvolvendo cálculos renais por conta do seu uso.

O terceiro que muitos de vocês vão ficar impressionados com isso que podem sim dar problemas de pedra nos rins é o uso de vitaminas e alguns suplementos minerais. As vitaminas que podem causar esse tipo de ocorrência são o ácido ascórbico, que é a vitamina C, a vitamina D e o cálcio que algumas mulheres utilizam para a prevenção de osteoporose.

O quarto tipo de medicamento que pode dar esse tipo de cálculos são os diuréticos, sendo o principal representante deles a furosemida, que muitos dos pacientes utilizam a fim de eliminar líquidos.

Por último, o quinto tipo de medicamento que pode dar pedra nos rins são os laxantes. Esses medicamentos aceleram a evacuação de fezes e fazem com que se altere a reabsorção do cálcio no intestino. Quando isso acontece o organismo fica mais predisposto a formação de cálculos renais, principalmente cálculos de oxalato. O uso muitas vezes indiscriminado desse tipo de laxante, se utilizado por um longo período de tempo, pode ser o responsável pelo surgimento de pedra nos rins.

Não foram todos os medicamentos que eu comentei aqui nesse vídeo. Foram somente os mais comuns deles. Existe uma lista em separado dos que podem estar causando esse tipo de problema de pedra nos rins. Se você realiza uma investigação e não acaba descobrindo o que está acontecendo no seu caso, pode ser que algum medicamento que você esteja utilizando possa ser o responsável pelo surgimento dessas pedras nos rins. Os médicos geralmente possuem uma lista que eles verificam e avaliam para ver se algum desses medicamentos de uso crônico que você precisa utilizar pode ser ou não o responsável pela formação de pedra nos rins.

Gostaria de agradecer a todos e inscrevam-se no meu canal do YouTube, toque de lojista, curtam e compartilhem esse vídeo. Dê um joinha se essa informação for de relevância para vocês. Verem suas dúvidas, críticas, comentários, sugestões. Um forte abraço, fique com Deus e até o nosso próximo vídeo.

Fonte: Quais os remédios que você toma e que podem dar pedras nos rins? por Toque de Urologista