Pular para o conteúdo

Receptores hormonais no câncer de mama: entendendo sua importância.


O outro fator também é a presença ou não de receptores hormonais. Quais são esses receptores? Receptores de estrogênio e progesterona. A mulher ela tem hormônios e os hormônios, para serem ativos em determinado local, eles têm que ser ligados ao receptor da célula. E esse receptor da célula é que vai fazer com que o DNA se modifique para fazer a função daquela célula ser modificada pelo hormônio. Ou seja, na mama por exemplo, no período pré-menstrual, você provavelmente já percebeu que ela fica um pouco mais inchada, um pouco mais dolorida, parece que ela cresce, o que é a ação do hormônio dentro da mama, se preparando para uma futura gravidez. Já na gravidez, essa mama aumenta mais ainda, ela deixa de ter, muitas vezes, a praça onde tinha gordura e essa mama está completamente preenchida por glândulas mamárias que futuramente vão produzir leite.
Esse processo também é mediado por hormônios e quando o bebê nasce, a mulher começa a produção de leite e essa produção de leite também é mediada por alguns hormônios. Para os hormônios funcionarem, eles têm que ser ligados dentro da célula através de um receptor. Então, nós temos aqui, por exemplo, uma molécula de hidrogênio que se liga ao seu receptor que está dentro do núcleo e esse receptor transmite informações ao DNA para esse DNA modificar a função dessas células.
Os cânceres também têm receptores hormonais e, no caso dos receptores hormonais do câncer, esses receptores estimulam essa célula a se multiplicar. Então, receptores hormonais no câncer de mama estimulam a multiplicação. Por um lado, isso pode parecer ruim, então se tem hormônios, né, eu vou ter câncer, vai se multiplicar mais rápido. Por outro lado, os tumores que têm receptores hormonais, eles têm o melhor prognóstico do que aqueles que não têm. Porque aqueles que não têm, essas células se modificaram tanto que nem respondem aos hormônios, elas não respondem mais.
Então, aquelas células de tumores que têm receptores hormonais são ainda as células que lembram algo parecido com a mama normal. Uma outra coisa é que os receptores hormonais também são fatores preditivos de resposta ao tratamento. Como assim? Existem medicamentos que agem especificamente contra tumores hormonais positivos e isso também aumenta as chances de tratamento. Existem medicamentos que bloqueiam esse receptor, como o tamoxifeno, que é uma das medicações mais utilizadas na história do tratamento do câncer de mama. Existem, por outro lado, outras medicações que inibem a produção de hormônios, como os inibidores de aromatase. Então, essas duas classes de medicações agem em tumores que têm receptores hormonais positivos.
Fonte: O que são receptores hormonais no câncer de mama? por Dr. Douglas Gomes