Pular para o conteúdo

Sinusite Aguda: Tratamento com Antibiótico com Dr. Paulo Mendes Jr


Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje eu gostaria de falar sobre um tema que as pessoas me perguntam bastante aqui nos comentários e é uma queixa comum no consultório, que é sobre sinusite aguda. Nesse vídeo, falarei sobre isso.
A sinusite aguda é uma inflamação na região da face, mais especificamente nos seios paranasais. Temos buracos na face, como o seio maxilar de um lado e outro, o seio frontal e o etmoide e sfenoide, que geralmente devem ter ar, ou seja, produz secreção, mas não deve estar acumulando a secreção. Se acumular, pode ter um contato com o vírus e se tornar infeccioso.
Imaginem que no meu consultório aqui, é um dos seios, pois não há dificuldade nenhuma de produzir secreção. Mas, se por algum motivo, como um quadro viral ou uma rinite, a porta entre o seio e a secreção aqui ficar entreaberta, a secreção vai para o corredor e o paciente começa a produzir mais secreção. Como o corredor é menor, a secreção fica mais pesada e o rosto fica inchado, acumulando secreção. O tratamento para isso consiste em abrir a porta um pouquinho mais e limpar a secreção que está acumulando.
É importante lembrar que 80% das sinusites agudas são virais, ou seja, não precisam de antibióticos. Por outro lado, 20% das sinusites podem ser bacterianas. Muitas vezes, os pacientes vêm ao consultório com dor na face, secreção por mais de 12 dias e procuram ativamente antibióticos. Provavelmente, nesse caso, não precisarão de um antibiótico.
Não é preciso tomar antibióticos para todo e qualquer sintoma de sinusite. É importante procurar um médico de confiança para te orientar. Quando menos antibióticos se toma, melhor. Menos resistências e haverá outros futuros antibióticos.
A sinusite aguda é um quadro mais comum e mais amplo. Geralmente, pode durar duas semanas. É comum o paciente ter uma piora no terceiro dia, mas é esperado. Se não melhorar em dez dias, o paciente pode ter um quadro bacteriano. É importante fazer a avaliação clínica e conversar com o médico.
Evite antibiótico desnecessário, nunca tome um antibiótico por conta própria e sempre siga a orientação do seu médico. É importante lembrar que antibióticos não resolvem dor, apenas um quadro infeccioso bacteriano que está provocando dor, ou seja, tome um analgésico e procure o seu médico, avaliando se é viral ou bacteriana.
Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre sinusite aguda. Lembre-se, o importante é sempre procurar um médico! Obrigado pelo seu tempo e até o próximo vídeo.
Fonte: SINUSITE AGUDA: Precisa de antibiótico? / Dr. Paulo Mendes Jr – Otorrino em Curitiba por Dr. Paulo Mendes Jr – Otorrino em Curitiba