Pular para o conteúdo

Jejum Intermitente na Dieta Cetogênica: Acelerando a Cetose


Como usar o jejum intermitente para entrar em cetose mais rápido
Restringir carboidratos é uma maneira muito popular de entrar em cetose. Outra maneira muito pouco falada é através do jejum. No entanto, há um jeito certo e há um errado de jejuar para estimular a cetose. Conhecer a diferença evita complicações potencialmente perigosas e vai proporcionar resultados muito mais rápidos e consistentes.
Então no vídeo de hoje, explicaremos como os seguidores da dieta cetogênica usam o jejum para entrar na cetose. Também vamos abordar o que é o jejum, quais outros benefícios ele pode proporcionar e o que o torna melhor do que dietas de restrição calórica. Mas antes não esqueça de deixar o seu gostei e vamos para o vídeo.
O que é o jejum intermitente?
Bom o jejum faz parte de práticas culturais e religiosas há milênios em todo o mundo. No entanto hoje em dia, quando se fala de jejum, a maioria das pessoas se refere a ele como uma prática alimentar.
Bom o jejum intermitente é um método de emagrecimento que visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e com isso haja uma perda de peso.
Existem muitos métodos de jejum diferentes, mas os quatro mais populares incluem:
1. Jejum voltado a algumas religiões – Este é um tipo extremo de jejum, onde você fica sem comer e beber água por algumas horas a um dia.
2. Jejum de Água – Ao contrário do jejum seco, o jejum de água permite líquidos não calóricos. Fazendo que ele seja muito mais seguro que o jejum seco. O tempo do jejum de água varia de 8 horas até 3 dias.
3. Jejum Parcial – Este tipo envolve limitar ou excluir certos alimentos. A maioria das dietas que visam a limpeza do organismo usam esse tipo de jejum.
4. Jejum intermitente – Que é atualmente, o método mais popular, o jejum intermitente envolve não comer por um período de tempo seguido por janelas de alimentação. É um método de jejum mais comumente usado para estimular a cetose. O objetivo do jejum é reduzir a ingestão de calorias. No entanto seguidores da dieta cetogênica também usam o jejum para entrar em cetose mais rápido.
Para você ter ideia enquanto o tempo médio para o corpo entrar em cetose na dieta cetogênica é de 3 a 7 dias o jejum intermitente demora de 24 horas e 3. Um estudo comparou o tempo médio que cada dieta demorou para estimular a cetose, e a conclusão foi que tanto a dieta cetogênica quanto o jejum levaram à cetose dentro de um período de tempo similar.
Isso significa que você não precisa realmente de jejum para entrar em cetose. No entanto o que muitos adeptos da dieta cetogênica fazem é combinar o jejum com a dieta cetogênica. Essa combinação aumenta a eficiência da dieta e oferece benefícios adicionais à saúde. E claro, Você entra em cetose mais rápido, proporcionando resultados mais rápidos.
Como o jejum leva à cetose
Quando você jejua, os níveis de glicose e insulina no sangue caem drasticamente. Isso estimula a liberação de hormônios que queimam gordura, como o glucagon e a adrenalina. Esse processo estimula ainda mais a quebra de gorduras chamadas reservas de triglicerídeos em seu tecido adiposo.
Finalmente, quando os triglicerídeos chegam ao fígado, eles são usados para gerar energia ou produzir cetonas. Quando os níveis de cetona atingem até 3mmol / L, você está oficialmente em cetose.
Essa combinação além de proporcionar uma perda de peso muito mais rápida ela Também provoca quedas na glicose e insulina devido a uma baixa ingestão de carboidratos. Além disso os picos de insulina durante a janela de alimentação não serão tão drásticos. Pois ingerir alimentos ricos em gordura e proteínas não afetam tanto a glicemia quanto os carboidratos.
Como usar o jejum para entrar em cetose
Bom você pode usar um dos dois métodos de jejum para entrar na cetose que mencionamos anteriormente. O de 16/8 ou 20/4 são os mais usados. Qualquer um que você escolher, combinado com a dieta cetogênica habitual irá proporcionar melhores resultados.
No entanto, apesar do jejum ser um método de emagrecimento seguro para a maioria das pessoas, existem algumas condições de saúde que são proibidas de seguirem esse método de emagrecimento:
1- PRIMEIRO: Pessoas que sofrem de diabetes tipo 1 precisam evitar o jejum intermitente. Pessoas em risco de hipoglicemia precisam evitar ficarem muito tempo sem se alimentar, fazendo com que o jejum intermitente seja extremamente perigoso para elas.
2 – Quem sofre de pressão baixa
O jejum, aumenta o risco de hipotensão ortostática. É uma maneira extravagante de se referir a uma queda súbita da pressão arterial. Isso pode causar tontura, e até mesmo causar desmaios. Além disso, aqueles com gota, problemas renais e úlceras precisam ter cuidado com o jejum.
Mas de uma forma geral, o jejum e a dieta cetogênica levam ao mesmo resultado que é a cetose nutricional.
AVISO: No entanto certifique-se de beber muita água quando você estiver em jejum. Pois a dieta cetogênica tem um efeito de eliminação de líquidos muito forte e pode causar desidratação. E este efeito fica ainda mais forte quando você jejua.
Fonte: Dieta Cetogênica – Como Usar o Jejum Intermitente Para Entrar em Cetose Mais Rápido por Escola do Emagrecimento