Pular para o conteúdo

Guia Completo: Sintomas e Tratamento do Sarampo


Vida e Saúde: Apoio Cultural Unimed – Estilo e exclusividade para viver o melhor da vida. Unimed. O mundo completo da sua saúde.
A edição de hoje do programa Vida e Saúde fala sobre o retorno do sarampo ao Ceará depois de 14 anos. O sarampo é uma doença que se apresenta com manchas avermelhadas, febre, tosse e conjuntivite, sendo altamente contagioso. Por isso, a preocupação com o caso confirmado e muitas suspeitas em relação à administração das fronteiras com os estados que vivem surto da doença. A vacinação é a única forma de prevenir o sarampo e o vídeo traz informações sobre quem pode tomar e onde encontrar a vacina.
No início da década de 90, 4 mil e 700 casos de sarampo eram notificados no Ceará. O número diminuiu com o plano de erradicação da doença que foi implantado através da vacinação nos anos 2000. O Ceará orgulhava-se de ter erradicado o sarampo, mas hoje, 14 anos depois, a notícia de que a doença voltou preocupa os cearenses.
Muitos casos de sarampo estão sendo registrados em diversos bairros de Fortaleza e tiveram um primeiro teste positivo. São sete outros casos que são fortemente sugestivos de sarampo que aguardam exames para confirmação da doença. Segundo a Secretaria de Saúde, existem duas internações no Hospital São José. As complicações respiratórias por causa da doença foram registradas em duas crianças, uma mora no bairro Bonsucesso e outra em Messejana, mas já se recuperam.
Os sintomas do sarampo são manchas avermelhadas na pele que começam no rosto e se espalham pelo corpo rapidamente, febre, tosse, conjuntivite e coriza. O sarampo é altamente contagioso se comparado a outras doenças, e por isso a necessidade de imunizar-se o mais cedo possível. A vacinação é aplicada em duas doses. A primeira dose é administrada para crianças de seis meses a um ano de idade e a segunda dose é aplicada após um ano de idade.
Infectologistas pediatras do Hospital São José em Fortaleza alertam para a importância da vacinação e do controle dessa doença. Roberto Lent, infectologista pediatra, fala sobre a gravidade da doença e a capacidade de transmissão do vírus, e alerta que o controle da doença é um desafio para as autoridades de saúde. O sarampo é uma das doenças mais contagiosas que a humanidade conhece, e uma pessoa pode transmitir o vírus antes mesmo de apresentar os sintomas.
Lent ressalta que a população deve estar preparada para enfrentar um possível surto de sarampo e que a vacinação é a melhor defesa contra a doença. Ele lembra que algumas crianças são suscetíveis ao vírus porque têm menos de 12 meses de idade e ainda não foram imunizadas. Ele recomenda estar preparado e atualizar a vacinação, ressaltando que é preciso manter os cuidados com essa doença, mesmo que ela tenha sido erradicada anteriormente.
A vacinação é a nossa grande vitória do ponto de vista de saúde pública no Brasil. É um exemplo que temos de outros estados e outros países também que tentam controlar essa doença. O desafio é manter níveis muito bons de cobertura vacinal, e felizmente, o programa de vacinação consegue fazer isso muito bem. A vacinação é a melhor defesa contra o sarampo e devemos estar sempre preparados para enfrentar um possível surto.
Ao final do programa, o tratamento da doença é abordado. O sarampo é uma doença causada por um vírus que pode diminuir muito a defesa do organismo. As complicações mais graves do sarampo, como a pneumonia, estão ligadas a essa queda da defesa. Na Europa, por exemplo, 30 mil casos de sarampo foram registrados e 18 pessoas morreram em decorrência da doença. Lent ressalta que as pessoas devem estar bem nutridas para evitar complicações.
Em resumo, o sarampo voltou ao Ceará depois de 14 anos e é altamente contagioso. A vacinação é a única forma de prevenção, e a população deve estar preparada para enfrentar um possível surto da doença. A cobertura vacinal é a nossa grande vitória do ponto de vista de saúde pública no Brasil.
Fonte: Sarampo: Sintomas e tratamento – Parte 1 por Unimed Fortaleza