Pular para o conteúdo

Guia completo sobre Sarampo: sintomas, prevenção e tratamento


Olá, seja muito bem-vindo a mais uma aula! Hoje, nosso assunto é o sarampo, uma doença que tem se falado bastante. Se você não me conhece, meu nome é Gustavo Tatá e, se você ainda não é inscrito, se inscreva no canal agora!
Antes de começarmos, vamos lá, se inscreveu?
Características gerais: ela vai ser bem tranquila, tá? Tem um aspecto geral sobre essa doença, beleza?
Então, há informações preciosas sobre o sarampo. É uma doença que pode ser fatal, então ela mata. Por isso, que é tão importante e tão preocupante para os governos, o governo municipal e também da União — o governo federal.
Além disso, ela é causada por um vírus e como efeito, a transmissão. A transmissão não corre como acontece com o Aedes aegypti, o vetor do dengue e do chikungunya. Já o modo como a gente pode ser infectado é direto, ou seja, pode acontecer por tosse, fala ou espirro, ou até mesmo um simples respiro próximo de outras pessoas.
Sabe quando você respira próximo? Começa aí as gotículas quentes que vão ricocheteando de uma pessoa para a outra, como se brincasse de “telefone sem fio”.
Então, é quando a pessoa tem sarampo que ela pode transmitir a doença através dessas gotículas aí de ddd barba, assim. E qualquer maneira que a gente possa se prevenir… Gustavo, a maneira mais eficaz que a gente conhece não tem jeito, gente, é vacina.
Se você quer se prevenir do sarampo, você deve ser vacinado. E se você não é vacinado, a chance de ter sarampo justamente agora, nesses últimos tempos que tem é cometido, é muito grande.
Então, é importante a prevenção e a vacina.
A transmissão ocorre para 90% das pessoas próximas. Expand, isso se expande. Se o seu irmão, o seu pai, a sua mãe tiver sarampo, você morando na casa dele tem 90% de chance de você ter sarampo. Seu filho, então, se você, se o seu marido e sua esposa tiverem sarampo e você estiver próximo, a chance de você se infectar é de 90%.
A gente é um livro de transmissibilidade muito alto. Então, se você não cuida de você, se preocupa com você, se vacina, é mais fácil. Eu sei que às vezes é complicado de se deslocar ao posto de saúde, mas é um tipo de prevenção importantíssimo que está evitando não somente de receber essa doença, mas também está evitando de propagar mesmo distância para as outras pessoas.
Outra informação é que a doença traz consequências para a vida toda e cada grupo de pessoas pode sofrer de uma forma diferente.
Explico. É uma vez que você pegou sarampo, você vai ficar se lembrar dela de uma forma e ela sempre traz sequelas. Então, é uma doença dura e que é cada pessoa, cada tipo de pessoa com imunidades diferentes. Enfim, trazem um tipo de reação diferente em relação à doença.
Sintomas: Iniciais, quais são? Febre, só que é uma febre acompanhada de tosse. Então, já de início, aí, uma febre acompanhada de tosse e irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.
Se pode perceber que ela é uma gripe pesada, podemos dizer assim. É muito parecida, né? Sintomas duram de três a cinco dias, quais são? Manchas vermelhas no rosto e atrás da orelha, orelhas, olheiras, orelhas e que depois se espalham pelo corpo.
A persistência da febre é sinal de alerta, ou seja, teve febre no começo, novamente assim, continua a ter febre.
Então, basicamente, é isso. É uma ordem rápida mesmo. Obrigado pela atenção, obrigado pelo seu apoio.
Se você gostou da aula, curta esse vídeo. Se você tem alguma dúvida, alguma coisa a falar, pode comentar que a gente está a todos ouvidos, podemos dizer assim.
Também tenho um material para quem esteja estudando para Agente de Endemias e Agente Comunitário de Saúde. Descobri como faz para adquirir, custa R$ 10,00 e é muito tranquilo. Você vai gostar!
Muito obrigado, gente, e até logo. Espero vocês nos próximos vídeos.
Fonte: Sarampo – tudo o que você precisa saber! por Gustavo Almeida Camargo