Pular para o conteúdo

Guia completo de prevenção e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias.


E aí galera, tudo bem? Seja bem-vindo a este vídeo. Nosso assunto hoje é sobre doenças infecciosas e parasitárias. Se você não me conhece, meu nome é Gustavo. Se você ainda não é inscrito no canal, se inscreva, não custa nada para você, mas vai me ajudar muito. Beleza, então vem comigo que vamos aprender sobre esses dois conceitos que são extremamente importantes para você entender as outras doenças.
Esses conceitos são básicos e ajudam a entender as outras doenças, então vamos lá. Doenças infecciosas, elas são manifestações causadas por um agente infeccioso e pela resposta que o hospedeiro tem em relação a infecção. Então, quando estamos falando de doenças infecciosas, exige-se duas ações, um agente infeccioso que traz a infecção e a manifestação do hospedeiro em relação a esse agente infeccioso. Por isso que a gente fala que as características de uma doença infecciosa são sinais, sintomas e alterações fisiológicas, bioquímicas e histopatológicas relacionados ao hospedeiro.
Uma pessoa que apresenta uma febre, por exemplo, são sinais e sintomas que mostram que a pessoa foi infectada. Por isso que a gente fala que é uma doença infecciosa. Infecciosa, ou seja, houve a necessidade de um agente para infectar um hospedeiro capaz de receber essa infecção. Com essa troca, com esse contato, ocorre a manifestação de algum sinal, algum sintoma relacionado à doença.
As doenças infecciosas podem ser transmitidas através de águas e alimentos. Existem várias doenças que pelo contato da água, podem contaminar as pessoas. O mesmo ocorre com alimentos contaminados. O contato com a água nem sempre é através da ingestão direta, como é o caso dos alimentos. Por exemplo, em uma enchente, se houver a presença de fezes de um rato contaminado por leptospirose, esse agente infeccioso pode ser transmitido através do contato com a água.
Outro exemplo é o contato com ferimentos de animais, como é o caso da raiva. Também é possível que insetos e carrapatos sejam agentes infecciosos e transmitam doenças, como é o caso da febre maculosa. Além disso, existem doenças que são transmitidas pela via sexual, como é o caso das doenças sexualmente transmissíveis.
O termo agente infeccioso é muito importante para entender as doenças, como a dengue e a febre maculosa. Agora que você entendeu o que é uma doença infecciosa, vamos falar das doenças parasitárias.
As doenças parasitárias são causadas por organismos que vivem em uma pessoa e obtém nutrientes dessa pessoa, que é o hospedeiro. O parasita funciona como um sugador de nutrientes, sugando tudo que você tem. Existem três tipos de parasitas: os protozoários unicelulares, os helmintos multicelulares e os ectoparasitas, como a sarna e o piolho. São parasitas que têm uma importância grande na saúde pública e muitas doenças também estão relacionadas a eles.
Falando em doenças parasitárias, é importante mencionar que elas estão ligadas à falta de saneamento básico e higiene. A maioria das doenças parasitárias está ligada à falta de saneamento básico e higiene.
Espero que vocês tenham gostado do vídeo e entendido esses conceitos básicos sobre doenças infecciosas e parasitárias. Se você está se preparando para um concurso para agente comunitário de saúde, agente de endemias, agente vetorial ou agente de zoonoses, tenho um material bem bacana para vocês, que inclui 100 questões de conhecimento específico, 500 questões de português, comentadas e com gabarito, e apostilas para o cargo de agente comunitário de saúde.
Se você tiver interesse, basta entrar em contato comigo por e-mail, no gustavoalmeidacamargo@gmail.com, ou pelo WhatsApp, no número 040 14981 0613. Farei o envio do material em PDF, após o depósito do valor correspondente.
É isso, galera. Muito obrigado e até a próxima!
Fonte: Doenças infecciosas e parasitárias. por Gustavo Almeida Camargo