Pular para o conteúdo

Gerenciando e prevenindo diabetes com hábitos saudáveis


Diabetes: Existem Plantas que Podem Ajudar no Controle da Glicemia
Você foi diagnosticado com diabetes, mas você precisa entender que você não é diabético, você está. E o mais importante é que você pode deixar de estar a qualquer momento. Neste vídeo, vamos discutir algumas plantas que podem ajudar no controle da glicemia, especialmente quando associadas a um estilo de vida saudável.
O estilo de vida saudável é necessário para a recuperação da saúde em qualquer condição que ela esteja. O exercício físico faz parte deste estilo de vida e é fundamental para a nossa saúde. Durante o exercício físico, os músculos precisam de energia rápida, que vem do açúcar no sangue. Como resultado, essa glicose entra dentro das células sem a necessidade de insulina. Se o pâncreas produz menos insulina, ele vai descansar e se recuperar, melhorando sua função. O exercício físico também ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, diminuir a ansiedade, a compulsão alimentar e colaborar com o emagrecimento.
Existem várias plantas que podem ser usadas para potencializar o efeito da insulina e baixar a glicemia. A primeira delas é o melão de São Caetano. Mais de 200 trabalhos afirmam a ação desta planta sobre o controle da glicemia. Um estudo realizado na Índia mostrou que o fruto reduziu a glicemia em jejum em 48%. Outra pesquisa chegou a um resultado impressionante: o suco dessa fruta diminuiu a glicose em 73% dos diabéticos da terceira idade que participaram do estudo. Foi observado um estímulo das células do pâncreas na produção de insulina. O melão não apresentou toxicidade, portanto, pode ser consumido como alimento.
O feno-grego é uma planta medicinal muito versátil que pode ser utilizada para tratar vários problemas de saúde, mas tem forte efeito no controle dos níveis de açúcar no sangue. A semente do feno-grego tem uma substância ativa chamada quatro hidróxido leucina, que aumenta a produção de insulina e atrasa o esvaziamento do estômago, desacelerando a absorção dos carboidratos e acelerando o uso da glicose pelas células. O feno-grego pode ter alguns efeitos colaterais em crianças, grávidas ou mulheres que estão amamentando. Essas pessoas devem usar apenas com orientação médica.
O ginseng asiático, também conhecido como panax de incêndio, é uma raiz medicinal muito utilizada em todo o mundo para diversos problemas. Ele ajuda a aumentar a produção de insulina e melhorar a sensibilidade celular à insulina. O chá pode causar alguns efeitos colaterais em algumas pessoas, como sensação de estar nervoso, dor de cabeça e insônia. As mulheres grávidas não devem usar o chá sem a supervisão médica.
Outra planta que pode ajudar no controle da glicemia é o dente de leão. Suas folhas e raízes regulam os níveis de açúcar no sangue. A raiz do dente de leão possui uma substância chamada inulina, que aumenta a produção de insulina.
A camomila é muito utilizada na medicina popular para acalmar, mas ela não faz só isso. Ela tem um efeito sobre o nível de açúcar no sangue, ajudando a controlar a glicemia. Além disso, ela parece proteger contra as complicações do diabetes, como a lesão na parede dos vasos. Algumas pesquisas indicam que a camomila não deve ser ingerida durante a gravidez, portanto, as grávidas devem usar apenas com orientação médica.
Estas são algumas das plantas que podem ajudar no controle da glicemia. Lembre-se de que é preciso associar o uso dessas plantas a um estilo de vida saudável para obter melhores resultados. Consulte sempre um profissional de saúde antes de utilizar qualquer planta medicinal.
Se você gostou deste vídeo, compartilhe com suas amigas e amigos que precisam dessas informações. Deixe seu like e acompanhe nossos conteúdos. Juntos podemos viver com mais qualidade e saúde.
Fonte: Diabetes: você AINDA está com essa doença? por Angela Xavier