Pular para o conteúdo

Aprenda como se libertar da depressão com essas dicas de mudança de hábitos.

Combater a Depressão com Psiquiatria e Neurociência

A depressão é um dos principais problemas de saúde mental no mundo atualmente e precisa ser tratada com o conhecimento mais atualizado em Psiquiatria e Neurociência. Existem dois componentes/hábitos que mantêm o quadro depressivo e as causas são importantes para trabalhar depois que a pessoa melhorou, mas na hora de manter a melhora é importante combater esses hábitos.

Os dois componentes são: ruminação e comportamentos de evitação. A ruminação é um padrão de pensamento que fica voltado para o passado, procurando o porque a pessoa sente aquilo que está sentindo. Esse pensamento gera um sentimento de culpa, inferioridade e falta de esperança, mas nunca acha uma solução. É importante treinar a área que fica focada no ambiente e na conexão com a área que resolve as questões, ajudando a olhar para o futuro.

O comportamento de evitação consiste em evitar questões sociais e coisas que a pessoa gosta de fazer, causando perdas no trabalho, relacionamentos, entre outros. Isso acontece porque o corpo percebe o ambiente como agressivo e ativa a área de inibição comportamental, fazendo com que a pessoa se feche como se fosse um casulo.

Para combater a depressão, é importante fazer um treino cerebral de recuperação de ânimo, construção e desenvolvimento do circuito do prazer. Esse treino deve envolver uma ativação comportamental que é um tipo de treino para recuperar o ânimo, prazer e energia, mesmo que a pessoa não tenha ânimo inicialmente. A terapia de ativação comportamental é um dos tipos de terapia padrão ouro e mais eficiente, juntamente com a terapia de combinação e poucos componentes de resolução de problemas.

Esse método não medicamentoso é mais eficiente que os remédios para quadros leves e moderados, e muito mais eficiente do que os remédios para prevenir recaídas. Portanto, é importante trabalhar o comportamento e combater a ruminação para tratar a depressão de forma séria e com base em evidências.

Fonte: 2 HÁBITOS QUE MANTÉM VOCÊ PRESO NA DEPRESSÃO por Saúde da Mente