Pular para o conteúdo

Cáries: Como prevenir e tratar.

Nem bem está bem e fez gol em 2012, enfatiza Zeu. Foi dentista de criança e eu tenho certeza que todo mundo, assim como os dentes, principalmente quem assistiu o vídeo sobre a bruxa e Selita Montante, viram que ela coloca o bichinho desde as crianças que ficam por meio de sujo de açúcar. Na verdade, hoje vou falar um pouquinho para vocês sobre esses bichinhos, nome deles, Streptococcus mutans, não é muito difícil. Eu prefiro chamar de “xingú”.

Vou explicar o que ele faz e como todo o açúcar que fica grudado em um deles, depois eles grudam no dente. Eles são uma praga no ambiente bucal e, se persistirem, destroem o dente. Para vocês entenderem isso melhor, vou fazer uma super experiência.

De Valentim, que come coisas saudáveis e decidiu comer doces, nem escovar os dentes e eles vão ver o que acontece. Tá bom?

  • Era uma vez um dentinho muito feliz chamado BQ/L SET.
  • O dentinho adorava comer folhas, adorava comer cenoura e frutas, verduras e sabia o que fazer. Sempre que ele acabava de comer, ele nunca esquecia da amiga dele, a escova.
  • Então, ele sempre se somava e não ficava nenhum elemento do Ney.
  • Até que um dia, ele reconheceu os alimentos diferentes, muito gostosos, porém que fazia mal para ele, malvados pirulitos, mas sempre que ele escovava, ele se livrava desses alimentos e dava tudo certo.
  • Só que aí, do dia que Valentim comeu as balinhas e os pirulitos e foi dormir sem escovar os dentes, ele sabe o que aconteceu? A bruxa externa mutante sentiu o cheiro de doce na boquinha dele a noite lá e sabe o que ela fez?
  • Ela colocou um bichinho na boquinha do dono do dentinho.
  • E aí, sabe o que aconteceu quando ele acordou? Tinha um bichinho dentro dele, começou a doer e incomodar. Ele ficou triste e ele não conseguia mais se livrar desse bichinho porque ele não lembrava mais da escova.
  • E aí, o bichinho começou a fazer xixi no dentinho e foi que aconteceu? O dentinho ficou todo com um bichinho, ficou com um buraco. Começou a comer o dentinho e o bichinho começou a fazer xixi dele fazendo isso e o bichinho começou a comer um pedacinho. Acha que aconteceu? Ele lembrou da amiga dele, a escova, quando estava no Edu. Quando estava furado e aí lembrou dela e começou a usá-la e começou a fazer a escovação.
  • E aí, o que aconteceu? A escova tirou o bichinho, ficou feliz e o dentinho ficou sem bichinho, mas olha só como ele ficou com um buraquinho. A escova não consegue consertar, mas o buraco teve que ser consertado por um pequeno dentista e, como dono dessa boquinha uma criança, ele foi a um odontopediatra.
  • E aí, pode circular. O odontopediatra pediu para deitar e pegou uma marquinha muito legal chamada gel. E aí, o dentista começou a fazer o sim, zoom, eii. Já saiu na cadeira do odontopediatra, feliz. Já estava mais cedo e já estava quase consertado. Só faltava colocar de volta um pedacinho que o bichinho comeu e o que aconteceu?
  • A tia dentista odontopediatra dele colocou o pedacinho de massinha e, enfim, consertado e pode comer todos os alimentos que queria, as frutas com os legumes e os doces também, só que ele nunca mais esqueceu de escovar os dentes e nunca mais no meio de boquinha suja. E aí, nunca mais ele ficou mal.

É isso que eu faço todos os dias com dentes das crianças que chegam assim, cheio de bichinhos. Depois, eu vou fazer um detido e levado pelo aquele cachorro tem os setores. Eu vou fazer de Timbí para não ser exatamente como é que a gente faça todos os materiais que a gente usa, tá bom? E aí, tenho certeza que quem vai ter mais é você! Se você gostou do vídeo, se inscreva no canal para não perder a joia. Até o próximo vídeo, não esqueçam, Scooby né.

Fonte: O Bichinho da Cárie por ESCOVE BEM