Pular para o conteúdo

Entenda por que o médico solicitou um ecocardiograma para você

Olá a todos! O ecocardiograma é um exame muito utilizado entre as múltiplas especialidades médicas, não somente para cardiologia. Ele consiste no ultrassom do coração, utilizando o ultrassom Doppler, com o objetivo de avaliar a anatomia do coração e também sua função.

Seu médico cardiologista, clínico geral ou mesmo médico de outra especialidade, como um ginecologista obstetra, pode solicitar esse exame para você. Geralmente, ele é solicitado quando há algum sintoma ou para fazer um checape. Por exemplo, um paciente de 35-40 anos de idade sem sintomas pode ser solicitado a fazer um ecocardiograma se o médico souber que ele tem pressão alta há 10 anos e nunca tomou remédio. O médico pode querer saber se a pressão alta, durante esse longo período, provocou alguma alteração estrutural no coração.

O ecocardiograma, em um primeiro momento, não só pode perseguir o coração, como também pode mostrar qual o significado da pressão alta em longo prazo. A pressão alta pode fazer com que haja uma hipertrofia do coração, ou seja, um espessamento do músculo cardíaco. Isso pode fazer com que o coração perca a função correta de relaxamento e contração, levando a problemas como falta de ar.

Outro exemplo prático do uso do ecocardiograma é quando o paciente sente dor no peito ao fazer esforços. O exame pode apontar se alguma válvula do coração está com algum problema. Também pode ser útil para detectar a presença de placas de gordura, que podem estar obstruindo as artérias do coração e levando a aterosclerose.

Em suma, o ecocardiograma é um exame simples, rápido e seguro, que pode auxiliar no diagnóstico de problemas cardíacos. É amplamente utilizado em diversas especialidades médicas. Se você suspeitar de alguma alteração no coração ou se precisar fazer um check-up, opte por fazer um ecocardiograma.

Fonte: Por que o médico pediu um Ecocardiograma? por Vitor Loures