Pular para o conteúdo

Ecocardiograma Fetal: Entenda sua Importância.


Olá pessoal! Tudo bem? Hoje eu vim falar um pouquinho sobre um exame bastante importante durante a gestação, o ecocardiograma fetal.
Muitas vezes, as pacientes se perguntam e questionam os médicos se o bebê tem algum problema no coração que não foi detectado no exame morfológico. Mas por que é importante fazer o ecocardiograma fetal? Esse exame é um ultrassom realizado em torno da vigésima sexta semana de gestação e avalia as estruturas básicas do coração do bebê.
Algumas diretrizes recomendam que o eco seja adaptado para cada local, mas aqui no consultório, eu faço questão de pedir ecocardiograma fetal para todas as minhas pacientes, independentemente do fator de risco. Isso porque, estatisticamente, a maioria das patologias cardíacas congênitas ocorrem em gestantes de baixo risco.
O ecocardiograma fetal é realizado por um cardiologista especializado em medicina fetal, o que possibilita uma avaliação mais aprofundada do coração do bebê. Isso é fundamental, pois um diagnóstico precoce pode mudar todo o curso da gestação. Dependendo da patologia cardíaca congênita, o bebê pode precisar nascer em um hospital de referência ou até mesmo de uma equipe de cirurgia cardíaca combinada. Algumas intervenções podem até mesmo ser feitas logo após o nascimento.
É importante ressaltar que o ecocardiograma fetal é um exame de ultrassom e não traz nenhum risco para a mãe ou para o bebê.
Sendo assim, gestantes, conversem com seus obstetras e solicitem que eles peçam esse exame de extrema importância. Não deixem de fazer um pré-natal completo e sempre questionem os profissionais de saúde sobre a realização do ecocardiograma fetal.
Espero ter ajudado a esclarecer as dúvidas sobre esse exame tão importante para a saúde do bebê. Até a próxima!
Fonte: A importância do ecocardiograma fetal por Clínica Dr Alberto d’Auria