Pular para o conteúdo

Dicas de especialista para curar ressaca.

O álcool é na realidade uma substância tóxica que faz mal para o organismo como um todo. Quando ele é ingerido em excesso, provoca uma gastrite, ou seja, irrita a mucosa gástrica inflamando o estômago. Uma vez que a gente bebeu e de alguma forma a ressaca já é inevitável, o que aconselhamos é continuar com uma boa hidratação e consumir bebidas que contenham grande teor de frutose, que é o açúcar das frutas, pois aceleram o metabolismo do álcool e podem ser benéficas. Sendo assim, sucos de frutas e o uso de mel que também tem frutose seriam coisas boas, além de alimentar-se bem e evitar o uso de medicamentos que possuem paracetamol com analgésico, pois isso é uma causa de hepatites humanas. Em definitivo, a descansar muito bem é uma das principais formas de recuperação.

A gordura, na realidade, é o que faz efeito benéfico durante o consumo do álcool. Ela diminui a velocidade e a quantidade de álcool que é absorvida. Algumas pessoas que bebem no dia seguinte depois da ressaca para melhorar o saco e obviamente a pessoa no dia seguinte se sentirá melhor, mas muitas vão sentir melhor. Algumas mencionam que a gordura ajuda a apurar a saca porque não há cura da ressaca, ainda é eterna. Mas o que acontece é que esse efeito é benéfico dentro da ressaca, pois ajuda a suportar a sensação de estar alcoolizado novamente. No entanto, o efeito da ressaca continua e pode ser mais grave ainda quando a gente para de beber.

Os medicamentos famosos para evitar a ressaca utilizados no dia anterior e no dia seguinte à bebedeira são apenas paliativos e não há medicamentos específicos para a ressaca. Esses medicamentos possuem analgésicos e anti inflamatórios comuns utilizados para outro tipo de desconforto, como gastrite, cefaléia, dor de cabeça, febre e mal estar. Então, não são medicamentos específicos para a ressaca.

Se você for para uma festa onde necessariamente vai ser ingerida uma grande quantidade de bebida alcoólica, é fundamental que antes de ir para essa festa você se prepare. Primeiramente, indo bem alimentado e se na festa não vai ter alguma refeição, sair de casa bem alimentado, de preferência com alimentos que possuam gordura. Ao chegar na festa, é importante estar bem hidratado e beber bastante líquido, pois o álcool desidrata. Se possível, já procure alguma coisa para se alimentar entre os drinques ou entre os copos de bebida e sempre beba água para prevenir a desidratação.

No dia seguinte, é importante continuar com uma boa hidratação e utilizar sucos de fruta e mel para recuperar-se da ressaca. Utilize analgésicos comuns evitando o paracetamol, que pode ser irritante para o estômago, e de preferência aspirina, que é menos irritante. Pode-se utilizar também Dipirona ou Ibuprofeno para aliviar dor de cabeça. É interessante também tomar algum medicamento contra a gastrite, que vai melhorar bastante o incômodo e a dor. Ao longo do dia, beba bastante líquido e procure descansar.

Fonte: Como curar a ressaca? Nosso especialista dá dicas especiais. por Hospital Israelita Albert Einstein