Pular para o conteúdo

Desenvolvimento e mudanças da puberdade em meninas


Oi gente! Tudo bem? Hoje eu estou aqui para conversar com vocês um pouquinho sobre a puberdade das meninas e as transformações corporais que acontecem nessa fase, no começo da adolescência, geralmente, né? E que vão se estendendo ao longo do tempo. A puberdade, na verdade, das meninas é considerada normal a partir dos 8 anos de idade, antes disso ela é considerada puberdade precoce, e quando isso se estende depois de uma idade, ela pode ser considerada puberdade atrasada.
Vamos falar sobre isso! Eu quero falar com vocês um pouquinho sobre quais são as alterações das transformações de uma puberdade normal, tá? Então, como a primeira manifestação da puberdade nas meninas que a gente fala que considera mesmo puberdade é um aumento das mamas, né? Ah! O aparecimento das glândulas mamárias que é esse é o “brotinho mamário” que a gente chama. Pode até aparecer antes, mas não consideramos realmente uma entrada na puberdade. É o aparecimento dos pelos pubianos, e aí também tem todas as outras transformações corporais, né? De mudança de altura, crescimento físico, de mudança na forma do corpo, aumento de sudorese… aumento de pelos em outras localizações do corpo, junto com as transformações comportamentais. Elas vão se desenvolvendo aos poucos, né?
Então, primeiro é um “brotinho mamário”, depois começa a aumentar o montículo da mama até que ela atinja o estadiamento que a gente chama de “estádio quatro”. Eu vou mostrar para vocês nas imagens! Que nesse estadiamento é quando geralmente, não existe uma regra, né? É a menina menstrua. Então, quando ela chega nessa fase, ela tem a primeira menstruação. Pode acontecer antes disso e pode acontecer depois disso também. Essa fase é junta com já de clínica velocidade de crescimento. Por isso que é comum existir um mito de que as meninas quando isso acontece não param de crescer. Não é verdade! Que elas param de crescer, ela segue todo mundo que ainda pela cidade de crescimento. Então, geralmente, ela já atingiu o pico do estirão de crescimento quando ela vem menstruar. Por isso, tá?
E o que fazer quando vem a primeira menstruação? É muito importante que desde o começo, eu falei isso também no meu Instagram esses dias, a menina comece a atacar seja uma folha, seja um diário, em uma agenda ou por aplicativo, né? O seu ciclo menstrual. Toda vez que ela menstruar, anotar um dia de começou, o dia que terminou, qual foi os sintomas associados, se teve um inchaço, se teve cólica, se doeu e também o fluxo da menstruação. Trata vez que com o tempo, a menina vai conhecendo seu corpo, as suas mudanças, seu próprio ciclo menstrual.
Com isso, é muito importante que a gente, tanto as mães, como os pais, em relação às transformações da puberdade, que a gente consiga ter mais consciência e entenda mais como funciona o corpo da menina nessa fase. É importante consultar um hebiatra para tirar essas dúvidas e ver se está tudo bem. Outra coisa que também é bem comum nessa fase é o ciclo menstrual não ser tão regular, né? Não ser todo mês certinho na mesma. Então, existe uma imaturidade do eixo hormonal nessa fase que às vezes pode acontecer da menina menstruar de forma mais irregular nos primeiros dois anos. Tudo bem! Geralmente, a gente só que sempre importante consultar para ver se isso está dentro da normalidade, ou se fica fugindo um pouquinho do…
Fonte: Puberdade nas meninas por Clinica Les Grands Petits