Pular para o conteúdo

Tudo sobre puberdade: aprenda sobre as mudanças do corpo na adolescência.

Puberdade: Maturação Sexual

A puberdade é um processo que ocorre com o corpo humano, levando-o à maturidade. É um período de transição no desenvolvimento humano, no qual o corpo passa por mudanças biológicas, comportamentais e corpóreas, conferidas pelo surgimento dos caracteres sexuais secundários, diferenciados de acordo com o gênero.

A puberdade ocorre na passagem da fase da infância para a adolescência. No organismo masculino, tais variações da maturação geralmente ocorrem entre a faixa etária dos 12 aos 14 anos de idade, e para o biotipo feminino, esse marco caracteriza-se a partir da primeira menstruação, também denominada de menarca, conferindo maturidade por volta dos 10 aos 13 anos de idade.

As mudanças são coordenadas a partir da ação endócrina mediante a atuação de hormônios que posteriormente irão estimular as glândulas sexuais a produzirem seus respectivos hormônios. O local onde são produzidos a essas glândulas são chamados de gônadas. A testosterona é um hormônio masculino produzido nos testículos na glândula masculina, e o estrogênio e progesterona são hormônios produzidos pelo ovário, ou seja, nas gônadas femininas.

Contudo, em condições normais, os hormônios não são totalmente excluídos de cada sexo. As glândulas sexuais, bem como as suprarrenais, de ambos os sexos, produzem tanto estrogênio como a progesterona e testosterona em níveis de concentração tolerantes e adequados ao desenvolvimento masculino e feminino. É nessa fase que a produção hormonal pode levar à reprodução humana.

Tudo é igual nos homens e nas mulheres. Os principais caracteres sexuais secundários são individuais e induzem a estrutura corpórea humana, principalmente como ocorre esses caracteres secundários nos homens, nos meninos, e quais são os sinais e características?

Características nos Homens

No organismo masculino, o primeiro sinal é o surgimento de um alargamento, na verdade, dos troncos superiores, mais precisamente da escápula e nos ombros. Um desenvolvimento também na massa muscular e um aumento de peso e estatura, mas o que podemos contar realmente como os primeiros sinais é um aumento discreto do fórum dos testículos, o início da produção de espermatozoides, o crescimento do pênis. A partir da metade da puberdade, é nesse período que pode surgir a polução noturna, que é ejaculação em Washington batalha durante o sono e o surgimento de pelos nas regiões axilares e pubianos e torácicos, que são os pelos dos feitos.

Nessa fase de mudanças também há crescimento de pelos faciais como barba, bigode e o surgimento da acne, que geralmente é causada justamente pelo aumento da oleosidade na pele. Há também um aumento de entonação de voz. O homem passa a ter uma voz mais grave, uma voz mais grossa, rouca. A puberdade precoce masculina caracteriza-se pelo crescimento dos testículos ou do pênis antes dos 9 anos de idade. A ausência da comunidade depois de 14 anos indica um retardo puberal. Ambos os casos necessitam de uma avaliação médica.

Características nas Mulheres

No organismo feminino, o primeiro sinal é o aparecimento do broto mamário, conhecido como de laca, no módulo na região a ela da mama que fica um pouco dolorido. Há também o surgimento de pelos nas regiões pubianos, axilares, um pouco de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas. Nesse momento, também é o princípio do ciclo menstrual. Ou seja, a menina começa a dar sinais de que vai atingir, vai fazer acontecer, a primeira menstruação, conhecida como menarca. A puberdade precoce feminina ocorre quando o broto mamário surge antes dos 8 anos. Se for depois de 13 anos, é sinal de retardo puberal.

Nas duas situações, assim como no homem, deve-se procurar avaliação de um médico.

Diferença de Puberdade e Adolescência

A adolescência é um período da vida que vai dos 10 aos 20 anos. Começa com a puberdade, mas a puberdade não deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que a puberdade só faz parte da adolescência. Até porque a adolescência é um período de continuidade de maior maturidade física e mental, acarretando assim em grandes mudanças fisiológicas e psicossociais.

Na fase da puberdade e continuação da adolescência, há o período que tem justamente as mudanças hormonais que podem preparar o corpo para uma reprodução humana. É nessa fase que o homem começa a produzir espermatozoides e a mulher produz ovos capazes de gerar embriões. Por isso, é a fase de maior preocupação dos pais.

Fonte: AULA SOBRE PUBERDADE por Jô Feijó