Pular para o conteúdo

Catapora: saiba os sintomas, tratamentos e possíveis complicações graves.

Varicela – também conhecida como catapora

Hoje vamos conversar um pouquinho sobre a varicela, que é também conhecida como catapora. É de extrema importância que nós sigamos essa linha de raciocínio e aprofundemos os temas da saúde e tecnologia. Precisamos que as pessoas entendam e conheçam essas doenças, porque estamos falando aqui de pessoas saudáveis que podem tomar a vacina, mas também de pessoas vulneráveis que não podem e precisam da proteção da população ao redor delas.

Algumas pessoas podem apresentar efeitos adversos após tomar a vacina, como é o caso de mulheres grávidas e pessoas com HIV/aids, que não podem tomar a vacina. É importante que a população esteja vacinada para que não transmita a doença para esses indivíduos.

Entrando no assunto específico desse vídeo, a varicela é causada pelo vírus da varicela-zóster, que é um herpesvírus humano. Esse vírus possui as características de latência e reativação, e a maioria das pessoas que tem contato com ele desenvolve a catapora (infecção primária).

A catapora é um quadro geralmente autolimitado que vai se resolver sem mais complicações. Os sintomas incluem muita febre e vesículas pelo corpo que coçam bastante, mas o principal problema da catapora é o que acontece depois. Cerca de 20% das pessoas que tiveram catapora vão desenvolver herpes zóster (reaativação do vírus), que é caracterizado por bolhas dolorosas na região do tórax e que acompanham uma enervação.

O vírus fica em estado de latência nas terminações nervosas e pode ser reativado em algum momento, causando muita dor e desconforto. Esse problema pode ser tratado com remédios para inibir a replicação viral, mas muitas pessoas continuam sentindo dor por meses ou até anos após a reativação do vírus.

Em casos especiais, como quando a pessoa tem o sistema imune comprometido, a varicela pode ser letal e até causar danos viscerais.

Para prevenir a varicela, é importante que as vacinas sejam tomadas na infância, porque assim a pessoa fica protegida pelo resto da vida e não corre o risco de ser infectada quando adulta ou grávida. A divulgação de conhecimento científico sério é fundamental para combater doenças graves como a varicela.

Não deixem de compartilhar esse vídeo e continuar esse trabalho de divulgação científica!

Fonte: VARICELA – Catapora pode sim se tornar grave por Todos Pela Saúde