Pular para o conteúdo

Aprenda sobre 10 sintomas surpreendentes de doenças cardíacas

Muitas vezes eles parecem algo bobo e rotineiro, mas na verdade, não é bem assim. Os sinais que o seu corpo emite podem indicar que algo não vai bem com a saúde do nosso coração. Inchaço nas pernas e nos pés, mal-estar, cansaço e falta de ar podem ser um dos sintomas de que o órgão necessita de atenção. Identificar esses sinais pode ajudar a prevenir um ataque cardíaco, por exemplo, ou facilitar o diagnóstico de alguma doença do coração, como a insuficiência cardíaca.

Geralmente, as pessoas que possuem maiores chances de sofrer com doenças do coração são aquelas que têm antecedentes familiares com problemas de coração, estão acima do peso, fumam ou possuem outras doenças, como diabetes, hipertensão e aterosclerose.

De acordo com o Dr. John Erwin, cardiologista do Texas A&M Health Science Center, nos EUA, esses são os 10 sintomas mais comuns que podem indicar doença cardíaca:

  • Dores nos ombros e pescoço: muitas pessoas sentem dores no peito ou nos braços, o que parece bastante comum quando falamos em coração. Porém, muitas pessoas não sentem essas clássicas dores, mas sentem desconforto, como dor ou pressão no pescoço, na mandíbula ou nos ombros.
  • Inchaço nos pés e pernas: essas partes do corpo podem inchar por muitas razões, incluindo algo tão comum como o calor. No entanto, isso também pode indicar insuficiência cardíaca.
  • Calvície: segundo a pesquisa realizada em 2000, publicada no The Archives of Internal Medicine, a calvície está ligada a problemas cardíacos. O estudo analisou homens que estavam entre as idades de 40 e 84 anos de idade, por um período de 11 anos. Os homens que apresentaram a perda de cabelo no topo da cabeça tinham risco de infarto maior e proporcional à evolução da calvície, ou seja, quanto maior a calvície, maior o risco para problemas nas artérias coronárias (os responsáveis por infartos). Mas lembre-se que a calvície também pode ser de ordem genética.
  • Pulso irregular e disparado: se você sente uma aceleração cardíaca, falta de ar, tonturas e dores no corpo, possivelmente está com arritmia.
  • Náusea ou falta de apetite: esses dois sintomas podem estar relacionados ao inchaço abdominal causado pela retenção de líquidos ou associada à dor do infarto.
  • Tosse constante: a tosse pode ser o sinal de grandes quantidades de líquidos nos pulmões por conta de uma insuficiência cardíaca.
  • Falta de ar: pode indicar o início de um ataque cardíaco.
  • Suor frio repentino: pode indicar um infarto, hipotensão, hipertensão ou arritmia.
  • Ganho de peso inexplicado: pessoas que sofrem com cardiopatias graves, como a insuficiência cardíaca, tendem a sofrer com retenção líquida, pois o coração não consegue manter o bombeamento de sangue adequado. Essa deficiência do músculo cardíaco afeta o volume de sangue a ser filtrado pelos rins, o que causa o acúmulo de líquidos no corpo e, consequentemente, o ganho de peso.

E aí, já estava atento a esses sinais? Quanto maior o número de sintomas que tiver, maiores são as chances de apresentar um quadro de insuficiência cardíaca, ou até mesmo um ataque cardíaco. Por isso, é importante consultar um cardiologista e fazer uma avaliação para saber as possíveis causas desses sinais.

Fonte: 10 Avisos Surpreendentes de Doença Cardíaca por Natureba