Pular para o conteúdo

Perda Auditiva Neurossensorial: o que é e como funciona?


Olá, eu sou Tattyana Mente Azevedo do seu canal. Dê uma olhada no logo da Soluzione Aparelhos Auditivos do nosso último vídeo. Nele, conversamos sobre o processo de envelhecimento e como isso afeta nossa audição. Houve uma reflexão interessante e as pessoas começaram a nos enviar perguntas. Eu tentarei responder às perguntas em vídeos futuros.
Hoje, a pergunta selecionada é sobre perda auditiva neurossensorial ou sensorioneural. Esse tipo de perda auditiva ocorre quando há uma alteração na orelha interna, onde estão localizadas as cópias e as células ciliadas. Essas células se deterioram e não conseguem enviar as mensagens para o cérebro corretamente. Normalmente, esse tipo de perda auditiva ocorre em idosos, e a pessoa começa a ouvir sons mais abafados e menos claros.
A perda auditiva neurossensorial pode ser unilateral (afetando um ouvido) ou bilateral (afetando ambos os ouvidos). O grau dessa perda auditiva varia de indivíduo para indivíduo e pode ser influenciado por fatores hereditários, tempo de exposição a ruídos e algumas doenças, como diabetes e hipertensão.
Algumas pessoas com perda auditiva neurossensorial apresentam sintomas como zumbidos, aumento do volume da TV ou do telefone, e dificuldade em conversar em ambientes ruidosos. Infelizmente, essa perda auditiva é irreversível, e não há como reparar as células ciliadas danificadas. A única forma de se sentir melhor é usando aparelhos auditivos, que amplificam os sons do ambiente e ajudam na compreensão da fala.
Espero ter esclarecido um pouco sobre a perda auditiva neurossensorial. No próximo vídeo, abordaremos outras perguntas que vocês me enviaram. Fiquem ligados em nossas redes sociais – no Facebook, estamos como @soluzioneaparelhosauditivos, e no Instagram, como @soluzione. Até a próxima!
Fonte: O que é uma perda auditiva neurossensorial? por Soluzione Aparelhos Auditivos