Pular para o conteúdo

Bexiga Hiperativa: Causas, Sintomas e Tratamentos Atualizados.


A perda involuntária de urina, idas ao banheiro durante a noite e urgência em urinar são sintomas da bexiga hiperativa. Se você desconfia que tem esse problema, fique com a gente. Mas antes, dê seu like no nosso vídeo, se inscreva no canal e ative o sino de notificações para não perder as novidades.
A bexiga hiperativa é o nome de um grupo de sintomas urinários que não representam exatamente uma doença. Por isso, a bexiga hiperativa se denomina basicamente como a sensação de que você precisa fazer xixi com urgência e muitas vezes ao dia quando a bexiga está cheia. Nosso cérebro envia sinais que dizem eliminar a urina, isso porque os músculos do assoalho pélvico relaxam e permitem que a urina seja ferida.
Nas pessoas que sofrem de bexiga hiperativa, os músculos se contraem involuntariamente, o que dá a sensação de precisar urinar com frequência, mesmo se a bexiga não estiver cheia. O primeiro sintoma da bexiga hiperativa é um desejo urgente, repentino e compulsivo de urinar. Quando a vontade vem, fica difícil segurar a urina por muito tempo. O escape involuntário de urina é o segundo sintoma. Algumas pessoas deixam escapar involuntariamente um pouco de urina quando sentem urgência em fazer xixi. A vontade de frequência em fazer xixi é o terceiro sintoma, e acontece quando a necessidade de urinar é muita vezes durante o dia e a noite. Considera-se anormal se mais de 8 milhões por dia a noturna é o quarto sintoma de bexiga hiperativa, caracteriza-se pelo sono interrompido devido à necessidade noturna de urinar. Acordar no meio da noite uma ou mais vezes pode ser um sinal de bexiga imperativa.
Na verdade, um caso exato de uma bexiga hiperativa é desconhecido, mas sabe-se que o risco de desenvolver esta condição aumenta com a idade. Isso porque as mudanças fisiológicas associadas ao envelhecimento, como a diminuição da capacidade da bexiga e as alterações no tônus muscular favorecem o desenvolvimento da bexiga hiperativa. Pessoas que sofrem de diabetes e são dependentes de insulina também estão dentro do grupo de risco para mexer. Além disso, qualquer problema de resposta neurológica e músculo-esquelética podem levar à perda do controle normal da urina.
Para o diagnóstico, o urologista pode solicitar vários testes para descobrir a causa dos sintomas hiperativos da bexiga. No exame físico, o médico irá sentir o abdômen e a região dos rins ou verificar se há aumento da próstata no caso dos homens. O exame de urina será objetivo para verificar se há causas patológicas para o aumento de frequência, urgência, incontinência urinária. Um exame de ultrassom dos órgãos que compõem o sistema urinário também deverá ser solicitado para a busca de anormalidades como tumores. O médico também solicitará o seu diário miccional que consiste em Anotar os horários de todas as idas ao banheiro durante 48 Horas. Essa é uma importante ferramenta no diagnóstico e avaliação do paciente com bexiga hiperativa.
Uma combinação de tratamentos sob orientação pode ser a melhor opção para aliviar os sintomas e imperativos da bexiga. Os músculos fortalecidos podem ajudá-lo a interromper as contrações involuntárias de bexiga. Programar idas ao banheiro pode ajudar a treinar a bexiga a não contrair involuntariamente. Usar absorventes pode proteger sua roupa e ajudar a evitar incidentes embaraçosos, o que significa que você não precisará limitar suas atividades. O treinamento da bexiga envolve se treinar para atrasar a micção quando sentir vontade de urinar. O treinamento é orientado pelo urologista.
Medicamentos que relaxam a bexiga podem ser úteis para aliviar os sintomas de bexiga hiperativa e reduzir episódios de incontinência, como por exemplo, o quethermique, detrusitol e vesicare. As injeções de botox são utilizadas em pequenas doses injetadas diretamente nos tecidos da bexiga e essa proteína paralisa parcialmente os músculos. Os efeitos duram 5 meses, mais ou menos. A cirurgia para tratar a bexiga hiperativa é reservada para pessoas com sintomas graves que não respondem a outros tratamentos. O objetivo nesse caso é melhorar a capacidade de armazenamento da urina e reduzir a pressão na bexiga.
Fonte: BEXIGA HIPERATIVA: O que é, causas, sintomas e tratamentos [ATUALIZADO] por Diário de Biologia & História