Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre a DTUP e tratamentos para Bexiga Hiperativa


Sabe aquela sensação de urgência de ter que fazer xixi sozinho? Se isso acontece com frequência ou às vezes você deixa escapar um pouquinho de xixi, é uma situação delicada, né? Isso pode acontecer com os 17% de adultos com bexiga hiperativa. Mas afinal, o que é isso?
A bexiga hiperativa é uma contração da bexiga sem a nossa autorização. Ela começa a querer se esvaziar sem a nossa permissão e acaba causando a necessidade de ir ao banheiro com mais urgência e, às vezes, até causando perda de urina no caminho. Isso compromete a vida social e o dia a dia da pessoa.
Muitas vezes, as pessoas nem sabem que têm bexiga hiperativa, pois acham que é normal ter uma vontade muito intensa de urinar. Mas isso não é normal e tem tratamento. O problema pode afetar mais as mulheres, que têm uma pré-disposição maior à retenção de líquidos.
A bexiga hiperativa não tem um fator claro causador, mas pode estar relacionada a situações como câncer de bexiga, infecções urinárias, problemas neurológicos e diabetes.
O tratamento principal é a fisioterapia pélvica, que consiste em fazer exercícios específicos para os músculos da pélvis. Se a fisioterapia não resolver, podem ser usadas medicações e, em alguns casos mais graves, cirurgia.
A incontinência urinária é outra questão comum e também não deve ser considerada normal. Ela tem vários motivos para a mesma apresentação e deve ser sempre discutida com um médico.
Procure um médico caso tenha esses sintomas, especialmente um urologista para os homens e ginecologista para as mulheres. É importante avaliar essa questão para melhorar a qualidade de vida e evitar problemas sociais.
Não perca tempo, acesse nossas plataformas digitais e fique por dentro de tudo o que acontece na nossa programação.
Fonte: Bexiga Hiperativa | DTUP por Rede Super de Televisão