Pular para o conteúdo

Benefícios do Chá Verde com Limão na saúde – Dr. Gabriel Azzini

O poder do chá verde para a saúde

Olá, eu sou o doutor Gabriel 11 e hoje quero falar com você sobre o chá verde. O chá verde é uma das bebidas mais consumidas no mundo e agora que tive tempo para estudar vários artigos sobre os benefícios do chá verde, eu me arrependo de não ter bebido mais desse chá durante toda minha vida.

30% do peso do chá verde é constituído de polifenóis. Polifenóis são substâncias químicas que são produzidas pelas plantas para se defender de predadores ou se adaptarem às condições climáticas. Quando a gente consome, podemos ver que eles têm diversas atuações positivas no nosso organismo. Só que para evitar que esses polifenóis sejam oxidados e fiquem inativos, o chá verde tem que ser processado até quatro horas depois de ser colhido da árvore.

Esse chá é retirado de uma planta conhecida como camelia sinensis e essa planta também dá origem a outros chás diferentes entre eles devido ao processamento. Por exemplo, quando essa planta é totalmente oxidada, ela vira o chá branco e quando ela passa por um processo de fermentação, ela pode também dar origem ao chá preto, muito consumido.

E se você sofre de mau hálito, sabe que as catequinas presentes no chá verde destroem várias bactérias presentes na boca, diminuindo o mau cheiro. Ele também protege os dentes contra as placas, cáries e contra tipos de câncer de boca.

O chá verde pode ser considerado um estimulante porque uma xícara de chá verde tem em torno 30 miligramas de cafeína, metade do que uma xícara de café. Só que esse efeito da cafeína é contrabalanceado com a L-teanina, um aminoácido presente em grande quantidade no chá verde que estimula dopamina e serotonina. Isso no seu cérebro estimula as ondas alfas que induzem um relaxamento cerebral.

Hoje é segunda-feira de carnaval e se você exagerou um pouco no álcool, saiba que o chá verde é uma das bebidas mais indicadas para curar a ressaca. A utilização do chá verde faz com que seu fígado metabolisme mais eficientemente esse álcool, evitando também a fibrose do fígado. A fibrose ocorre quando as células do seu filho morrem por causa de uma toxina, por exemplo, e essa fibrose continua e vai se agravando, podendo dar até uma cirrose, fazendo com que o seu fígado fique totalmente inutilizado.

O chá verde também deixa o seu sistema imune mais forte. Vários artigos mostraram que ele protege contra Helicobacter pylori, uma bactéria que fica no seu estômago e está associada à gastrite e úlcera. Alguns outros ativos também mostrando que diminui as chances de sofrer com infecções por K. pneumoniae, uma causa de infecções urinárias recorrentes.

O chá verde tem um efeito neuroprotetor muito interessante. Protege o seu cérebro contra o Parkinson, Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas. Existem alguns ativos muito interessante também mostrando que quanto mais chá verde que você consome, menor a chance de sofrer uma fratura no quadril, mostrando que é importante para o metabolismo do osso. O mesmo ocorre com pedras no rio: quanto mais chá verde você consome, menor a chance você desenvolver uma pedra no seu rio.

Na parte de câncer, realmente é incrível. Tenho vários estudos, centenas de estudos mostrando diversos benefícios do chá verde atuando positivamente para a prevenção de câncer de mama, de boca, esôfago, estômago, intestino, pâncreas, rim, entre outros.

E se você pensou em suplemento, provavelmente já ouviu falar do chá verde. Ele aumenta a termogênese, ou seja, o consumo de energia depois de uma refeição, e além disso, aumenta a oxidação de gordura para gerar energia. Ele também é responsável por diminuir seus níveis de glicose de jejum, diminuindo sua resistência insulínica. E a gente sabe que quanto maior a resistência insulínica, maiores níveis subiram e você vai ter maiores são as chances de acumular gordura corporal.

O chá verde também ajuda o coração. O seu poder anti-inflamatório evita a aterosclerose, o processo de acumulação das placas de gordura nas suas artérias que pode levar a um infarto ou AVC. Ele também é responsável por uma certa diminuição da pressão arterial, uma diminuição do triglicerídeo, e o aumento do HDL, que é conhecido como bom colesterol.

E se você ainda não está convencido com todos esses benefícios, eu vou falar de mais um que pode realmente mudar sua cabeça. Estudos populacionais observacionais com mais de 40 mil indivíduos mostraram que quem consome de 3 a 5 xícaras de chá verde vivem mais tempo. Dentro dessas pessoas que consumiam mais chá verde, tiveram menos mortes por qualquer causa, e elas sofreram menos de doenças cardíacas e também de AVC.

A faculdade de Purdue na Itália mostrou que, para absorver bem esses polifenóis do chá verde, precisa do meio bem ácido. E uma maneira que eles encontraram para multiplicar por até cinco vezes essa absorção é adicionando algumas gotas de limão. O ácido cítrico, vitamina C presente no limão, potencializa a absorção e ação desses polifenóis no seu corpo.

Então depois desse vídeo, com certeza vou passar a consumir mais uma xícara de chá verde na minha vida. Se gostou do vídeo, dá uma curtida e não esqueça de se inscrever em nosso canal.

Fonte: Porque eu Tomo Chá Verde com Limão? / Dr. Gabriel Azzini por Dr. Gabriel Azzini