Pular para o conteúdo

Reverter o diabetes: saiba se é possível e como fazer.

  • por
  • posts

É possível reverter o Diabetes?

Olá pessoal, tudo bem? Eu sou Dr. Leonardo, endocrinologista e nutrólogo. Hoje vamos falar a respeito de diabetes e se é possível reverter essa condição.

Primeiro, vamos esclarecer que existem diferentes tipos de diabetes. Dependendo do tipo de diabetes, é possível que haja a possibilidade de reversão. Vou responder à pergunta do Domingos, que nos questiona sobre a possibilidade de reverter o diabetes tipo 2.

O Domingos diz: “Doutor, tenho 42 anos e há dois anos estou com diabetes e colesterol alterados. Faço uso de Sinvastatina e metformina. Na infância e adolescência praticava muito exercício, mas nos últimos dez anos, que estou sedentário, engordei bastante. Uma vez diabético, sempre diabético? Existe algum tratamento para reverter isso?”

A verdade é que temos vários tipos de diabetes. O Diabetes tipo 1 está relacionado com a deficiência absoluta de insulina e pode ser idiopático ou autoimune. Já o Diabetes tipo 2 está relacionado com a resistência à insulina e o excesso de peso, especialmente a gordura abdominal. Essa resistência à insulina pode sim ser revertida com bons hábitos, como veremos a seguir.

Também existem diabetes genéticas, como a MODY (Maturity-Onset Diabetes of the Young), que dificilmente terão cura devido a algum defeito genético na função das células Beta ou na ação da insulina. Além disso, há os casos de diabetes relacionados a lesões no pâncreas exócrino (por exemplo, pancreatite ou tumores) e diabetes secundárias a outros problemas de saúde, como a síndrome de Cushing.

Voltando ao seu caso, Domingos, se considerarmos que o seu diabetes é do tipo 2, que é a causa mais comum e está relacionado principalmente com a resistência à insulina e a gordura abdominal, existe sim a possibilidade de reversão.

O que acontece é que a resistência à insulina ocorre quando há uma combinação de fatores genéticos, inatividade física, inflamação, estresse, dislipidemia e hiperglicemia. No caso da insulina, ela age no seu corpo ao ser liberada após uma refeição. A insulina se conecta a um receptor no seu corpo e ativa vias metabólicas que permitem a entrada de glicose nas células, diminuindo assim o açúcar no sangue.

Então, o que pode ser feito para melhorar a ação da insulina?

1. Perda de peso: A perda de peso, principalmente da gordura abdominal, diminui a inflamação e o estresse oxidativo, ativando a via metabólica responsável pela ação da insulina.

2. Alimentação equilibrada: Uma alimentação com menos carboidratos, principalmente os de alta carga glicêmica, e rica em legumes, verduras e vegetais, pode ajudar a reduzir a resistência à insulina e promover a perda de peso.

3. Jejum intermitente: Estudos têm mostrado que o jejum intermitente pode melhorar a sensibilidade à insulina, principalmente quando associado à perda de peso.

4. Atividade física: A prática regular de atividade física promove a produção de GLUT4, transportador de glicose, e também ajuda na translocação desse transportador para a membrana celular, permitindo a entrada da glicose nas células.

5. Uso de medicamentos: Alguns medicamentos, como a metformina, podem melhorar a sensibilidade à insulina, ativando a via metabólica responsável pelo seu funcionamento.

Portanto, se você seguir essas medidas, Domingos, há sim a possibilidade de reverter o seu diabetes tipo 2 e, quem sabe, conseguir ficar sem medicamentos. É importante lembrar que esses hábitos devem ser mantidos e que, caso você volte a ganhar peso, se torne sedentário ou tenha maus hábitos alimentares novamente, a diabetes pode retornar.

Espero que essas informações tenham sido úteis. Qualquer dúvida, estou à disposição. Até a próxima!

Fonte: É possível reverter o diabetes? por Clínica Higashi