Pular para o conteúdo

Lecanemab: um possível remédio para reverter o Alzheimer? Descubra aqui

Um novo remédio para a doença de Alzheimer foi lançado em dezembro de 2022. Trata-se de uma injeção de anticorpo chamada Lecanemabe, que tem o objetivo de combater o acúmulo de placas amiloides nas células cerebrais, uma das principais causas da doença de Alzheimer.

Em um estudo que envolveu 897 idosos com demência de Alzheimer precoce, que receberam injeções de anticorpos a cada duas semanas, os resultados mostraram uma desaceleração modesta da progressão da doença – estimou-se que a doença avançou 27% mais devagar em quem tomou o anticorpo em comparação com quem tomou o placebo.

No entanto, houve também preocupações com os efeitos colaterais da nova medicação, que incluíram reações no local da infusão, hemorragias cerebrais e quedas. Houve um caso de morte que foi atribuído a um sangramento cerebral, embora oficialmente não tenha sido relacionado com o uso do medicamento.

Apesar das preocupações com a segurança, o estudo mostrou um resultado promissor na desaceleração da progressão da doença, o que pode ser significativo para pessoas com Alzheimer. A esperança é que a medicina continue a evoluir e encontrar soluções para estabilizar ou até mesmo reverter essa doença terrível.

Fonte: LECANEMAB: novo remédio para ALZHEIMER reverte a doença? 🤔 por Neurologia e Psiquiatria