Pular para o conteúdo

Sintomas da cirrose alcoólica: conheça os principais sinais

A cirrose é uma doença que merece atenção por diversas razões. É mais grave do que muitos imaginam, e cerca de 1 milhão e 200 mil pessoas morrem em todo o mundo anualmente devido a esta doença. Cerca de 80 mil pessoas morrem por câncer de fígado. Segundo Claire José Carrilho, especialista da Faculdade de Medicina da USP, o Brasil é o segundo país que mais realiza transplantes de fígado no mundo.

A cirrose é a via final de diversas doenças crônicas no fígado, sendo resultado de agressões repetidas e contínuas no fígado por muito tempo. Essas agressões levam à cicatrização exagerada, chamada de fibrose, que vai substituindo o fígado normal. O resultado dessa situação é um fígado mais enrijecido e distorcido, podendo levar ao comprometimento das suas funções.

Uma dúvida muito comum é sobre a regeneração natural do fígado. Afinal, se o fígado se cura sozinho, como a cirrose acontece? Isso ocorre quando a agressão que está machucando o fígado persiste de forma intensa ao longo do tempo. A formação de fibrose passa a ser maior que a capacidade de regeneração do fígado. Dessa maneira, a cirrose se desenvolve. Essa evolução varia de pessoa para pessoa.

Na fase inicial, a cirrose normalmente não causa sintomas. Quando eles surgem, a doença já está em fase avançada. Os sintomas incluem fraqueza, perda de peso, perda de apetite, coceira no corpo, aumento da barriga, inchaço nas pernas e pés, cor amarela na pele e olhos, sangramento nas fezes e no vômito, disfunção nas mamas e disfunção erétil nos homens, alteração da menstruação e incapacidade de engravidar nas mulheres. Podem ocorrer também mudanças no comportamento, como confusão mental e sonolência, além da capacidade de pegar infecções, como pneumonia.

A maior parte das pessoas acredita que a cirrose é causada apenas pelo álcool. Porém, não é a única causa. Outras doenças também levam à cirrose, como hepatite C e B, esteatose hepática, hepatite auto-imune, entre outras. Em qualquer uma dessas doenças, é necessário o acompanhamento junto ao médico para verificar o fígado a fim de ter um diagnóstico precoce da doença.

O tratamento vai depender da causa, idade, gravidade e estado de saúde geral do paciente. Pode variar desde mudança de hábitos, como parar de beber álcool, até transplantes de fígado em casos mais graves. Ressaltando que a cirrose em estado avançado pode ser mais grave do que muitas outras doenças, como alguns tipos de câncer.

Fonte: Quais Os Sintomas Da Cirrose Alcoólica por Ana Lucia