Pular para o conteúdo

Alimentação incorreta, barba na mulher e ovário policístico: alertas sobre líquido doce, por Dr. Lair Ribeiro

  • por
  • posts


Olá seguidores do Júlio Alak, aqui é o Dr. Lair Ribeiro. Acho que vale a pena falarmos sobre a síndrome do ovário policístico, que também causa hirsutismo, ou seja, o crescimento indesejável de pelos no rosto das mulheres. Isso está relacionado à resistência insulínica e existe um remédio para controlar essa resistência, mas que também possui efeitos colaterais consideráveis.
Quando temos açúcar em nosso sangue e ele sobe na corrente sanguínea, quais seriam as causas e o que falta? É importante deixar claro que a percepção que temos sobre nossa alimentação é de que nos alimentamos de forma correta. Mas nos últimos 40 a 50 anos, estamos sendo enganados na forma de nos alimentar. A consequência disso é que estamos vivendo mais tempo doentes.
A mudança drástica na alimentação é um dos principais problemas. Fazemos parte dessa multidão de doentes porque não seguimos uma percepção diferente e não procuramos diminuir o consumo de açúcar. Vamos discutir isso através das perguntas.
A síndrome do ovário policístico é algo em que a mulher possui irregularidade menstrual. Em um mês, ela menstrua muito e no outro menstrua pouco. Também pode variar a quantidade e a regularidade do ciclo menstrual. Além disso, essa pessoa tem predisposição ao hirsutismo, com crescimento de pelos indesejáveis e manchas escuras na pele, chamadas acantose nigricans. Ela também pode apresentar infertilidade e, no fundo, tem resistência insulínica.
Se você já foi diagnosticada com a síndrome do ovário policístico, provavelmente recebeu a recomendação de tomar um medicamento chamado metformina. Essa substância é derivada de uma planta e muitos médicos a prescrevem sem saber que é um fitoterápico. A metformina aumenta a sensibilidade do receptor de insulina, tornando o corpo mais sensível à glicose.
Mas a longo prazo, principalmente se tomada em doses maiores que 1000 miligramas por dia por mais de 12 anos, a metformina pode causar deficiência de vitamina B12, vitamina B9 (ácido fólico) e vitamina D. Além disso, pode causar neuropatia, manifestada por formigamentos e reflexos comprometidos. Também pode afetar o funcionamento do estômago, causando dificuldade de digestão e azia, levando ao uso de medicamentos como omeprazol.
Vale ressaltar que temos em torno de cinco litros de sangue circulando em nosso corpo e uma glicemia em torno de 100 miligramas por ml. Isso corresponde a cerca de uma colher de chá de açúcar no sangue. Agora, imagine quando consumimos chocolate, refrigerantes e sucos enlatados que contêm altas quantidades de açúcar. Isso vai estimular a produção de insulina e, consequentemente, causar resistência insulínica. E, eventualmente, isso pode levar ao diabetes.
Cuidado com tudo o que é líquido e doce. Recomendo que você evite consumir líquidos que sejam doces, pois, no fundo, está ingerindo carboidratos e açúcar. É importante tomar consciência sobre a forma como nos alimentamos e buscar alternativas mais saudáveis.
Fonte: Alimentação ERRADA , Barba na Mulher, Ovário Policístico . Cuidado c/ líquido doce | Dr Lair Ribeiro por Junior Hallak Medicina e Saúde