Pular para o conteúdo

Açúcares Aldoses e Cetoses: Entenda os Carboidratos – Aula 476

  • por
  • posts


E aí, como vai? Hoje eu vou falar sobre os carboidratos, que são compostos de função mista de aldeído e poliálcool, ou acetona e poliálcool. Existem duas funções presentes em uma mesma substância. A glicose, por exemplo, é um carboidrato aldeído (C6H12O6) e a frutose é um carboidrato cetona (C6H12O6). Ambas são carboidratos, mas pertencem a classes diferentes, aldeído e acetona.
A posição da dupla ligação de uma função é importante, pois ela indica a posição do grupamento carbonila. Se a dupla ligação estiver no terceiro carbono, a função é de aldeído, se estiver no quarto carbono, a função é de cetona. É uma questão de identificação, pois se a posição da dupla ligação mudar, a substância não será mais chamada de glicose e sim de ribose ou galactose.
A sacarose, que é um dissacarídeo, é produzida a partir da glicose e da frutose. A sacarose é um dissacarídeo não redutor, ou seja, não é hidrolisada pelos reagentes de Tollens ou Fehling, que são reativos contendo metais oxidados, como a prata ou cobre. No caso da glicose, ela oxida, pois na posição da dupla ligação, o aldeído é oxidado.
Para reduzir a prata e formar o espelho de prata, é preciso que ela seja reduzida. A glicose, por ser aldeído, oxida e reduz a prata. Mas a frutose, que é cetona, não oxida, pois não possui o grupamento aldeído. Ela continuará com seis carbonos, sendo um álcool pentol.
A glicose, por oxidar, forma um precipitado vermelho de cobre, reduzindo o cobre azulado presente na solução de Fehling. Somente a presença do aldeído da glicose causa essa redução.
Espero que essas informações sobre os carboidratos tenham sido úteis para você. Se tiver alguma dúvida, é só me perguntar!
Fonte: Aula 476 – Carboidratos ou Açúcares Aldoses e Cetoses por Química Alceudispor