Pular para o conteúdo

Watch This to Ease Premenstrual Dysphoria Symptoms


PMDD versus PMS: Qual é a diferença?

Neste vídeo, a Dra. Tracey Marks, psiquiatra, fala sobre a diferença entre PMDD e PMS e como tratar cada condição.

O que é PMDD?

PMDD significa Transtorno Disfórico Pré-Menstrual e não deve ser confundido com Síndrome Pré-Menstrual (TPM). A TPM é uma mudança de humor durante certas partes do ciclo menstrual e afeta cerca de 80% das mulheres. Já o PMDD é uma forma grave de TPM e afeta de 3% a 8% das mulheres.

Os critérios para o diagnóstico de PMDD são um pouco complicados e incluem um total de 11 sintomas. É necessário ter cinco deles na semana antes do início da menstruação e, em seguida, os sintomas começam a melhorar apenas alguns dias após o início da menstruação. Os sintomas são divididos em duas categorias: emocional e física.

Categoria emocional:

  • Labilidade emocional marcada, como mudanças de humor ou sensação repentina de tristeza ou choro repentino, ou aumento da sensibilidade à rejeição;
  • Irritabilidade ou raiva, ou aumento de conflitos interpessoais;
  • Humor deprimido, sentimentos de desesperança ou sendo consumido por se rebaixar;
  • Ansiedade, tensão ou sentimento tenso ou tenso.

É necessário ter um ou mais destes sintomas nesta categoria.

Categoria física:

  • Diminuição do interesse em suas atividades habituais, como trabalho, escola, amigos;
  • Problemas de concentração;
  • Energia baixa;
  • Mudanças no apetite que podem ser comer menos ou em excesso ou até mesmo ter desejos por comida;
  • Hipersonia, que significa dormir muito ou insônia, que dificilmente dorme;
  • Uma sensação de estar sobrecarregado ou fora de controle;
  • Sintomas físicos como sensibilidade ou inchaço nos seios, dores nas articulações ou nos músculos ou sensação de inchaço.

É necessário ter um sintoma nesta categoria e, entre os dois grupos, você precisa ter cinco.

O que causa PMDD?

O PMDD se deve a uma queda na progesterona, um hormônio produzido pelo corpo lúteo após a ovulação. Quando o óvulo não é fertilizado, o corpo lúteo para de secretar progesterona e ocorre uma queda rápida desse hormônio uma a duas semanas antes do início da menstruação. Algumas mulheres são mais sensíveis a essa queda e podem sentir os sintomas do PMDD.

Como tratar PMDD?

O tratamento do PMDD envolve medicamentos, modificações na dieta e estilo de vida, e terapia da luz. Os antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), como a paroxetina, sertralina e fluoxetina, são o principal tratamento medicamentoso e podem ser tomados de forma intermitente ou diária. Outra opção de medicação é o tratamento hormonal com a pílula combinada drospirenona e etinilestradiol (Yaz) ou o medicamento Leuprolide, que desliga o estrogênio e a progesterona no corpo. Modificações na dieta, como eliminar a cafeína, açúcar, nicotina e álcool, e minimizar o sódio, e mudanças no estilo de vida, como dormir sete a nove horas por noite e fazer exercícios regularmente, também podem ajudar.

Se você suspeita que tem PMDD, pode manter um diário de seus sintomas por dois meses e levar este diário ao seu médico para tratamento.

Confira outros vídeos da Dra. Tracey Marks sobre saúde mental e autoaperfeiçoamento aqui.

Fonte: If You Suffer from Premenstrual Dysphoria – Watch This por Dr. Tracey Marks