Pular para o conteúdo

Polymyalgia Rheumatica and Giant Cell Arteritis: 5 Signs and Symptoms

Polimialgia reumática: conheça os principais sinais e sintomas

A polimialgia reumática é uma forma comum de artrite inflamatória que pode ocorrer em adultos mais velhos. Se você tem mais de 60 anos e acorda um dia com muita dor na articulação a ponto de não conseguir sair da cama, você deve saber sobre esta doença. Se você começar a desenvolver fortes dores de cabeça nas áreas temporais, também deve saber sobre essa doença.

Quais são os sinais mais comuns desta doença? Vamos descobrir.

  1. Dor nas articulações

    As articulações mais comumente afetadas pela PMR são o ombro (70-90% dos pacientes) e o quadril (50-70% dos pacientes). A dor pode começar em um ombro e depois migrar para envolver os dois ombros. Normalmente, os ombros começam primeiro e a dor pode afetar os quadris e a região pélvica em algumas semanas. Mais raramente, os pacientes também podem sentir dor e, às vezes, inchaço nas mãos, pulsos, joelhos ou tornozelos. Isso torna a situação mais problemática, pois pode simular artrite reumatóide… falaremos sobre isso em um vídeo futuro. A dor vem da inflamação dessas articulações. Esses sintomas geralmente estão presentes por cerca de duas semanas antes de o paciente procurar um reumatologista.

  2. Rigidez matinal

    Os pacientes com PMR descrevem muita rigidez matinal nos ombros, pelve e área do quadril. A rigidez envolve os dois ombros e você pode ter dificuldade em levantar os braços para fazer o cabelo ou colocar algumas coisas em uma prateleira. Você também pode ter dificuldade em sair da cama e ir ao banheiro. A rigidez é sempre prolongada e durará pelo menos 45 minutos. À medida que você começa a se mover e usar os braços ou as pernas, a rigidez melhora, mas a dor nas articulações pode permanecer persistente. Essa rigidez pode vir gradualmente, mas também tive pacientes que me disseram que acordaram uma manhã e não conseguiam se mexer.

  3. Febre e perda de peso

    Antes do início desta doença, alguns pacientes podem apresentar perda de apetite, febre baixa e uma diminuição significativa do peso que não é intencional. Estes podem ser sinais de inflamação que precedem o aparecimento de dor nas articulações e rigidez matinal.

  4. Marcadores elevados de inflamação

    Quando eu suspeito de uma artrite inflamatória, como reumatologista, verificarei seus marcadores de inflamação como taxa de sedimentação e/ou proteína C reativa. Em pacientes com PMR, a taxa de sedimentação é quase sempre elevada, pelo menos acima de 40 mm/h, mas muitas vezes acima de 100 mm/h. Às vezes, a proteína C reativa também é elevada. Como eu disse, uma taxa de sedimentação elevada sempre indicará um alto processo inflamatório. Existem também outros exames laboratoriais que fazemos, e eles podem apontar para inflamação, mas geralmente o fator reumatóide e os anticorpos anti-CCP (que são positivos em pacientes com artrite reumatóide) são negativos em PMR.

  5. Dor de cabeça

    Dores de cabeça são um sinal crítico que você precisa conhecer. Cerca de 20% dos casos de polimialgia reumática podem estar associados à arterite de células gigantes/arterite temporal. Se você desenvolver dores de cabeça nas áreas temporais, nunca teve histórico de dores de cabeça ou essas dores de cabeça são diferentes das que você tem, você deve ser avaliado imediatamente. Se você tiver alterações na visão, como visão embaçada, manchas na visão ou um curto período de perda da visão, deve ir imediatamente ao pronto-socorro. Isso também pode ser um sinal de GCA se você tiver dor na mandíbula.

Se você desenvolver algum desses sinais, entre em contato com um reumatologista ou fique à vontade para conferir nossa clínica e obter a ajuda de que precisa quando mais precisa. O RheumatologistOnCall é uma prática de reumatologia por telemedicina que amplia o acesso a um especialista rapidamente, quando você mais precisa, e quebra barreiras geográficas. Confira os estados onde temos licença para atender pacientes nos EUA e entre em contato conosco se necessário. Estamos felizes em servir você.

Não se esqueça de se inscrever e saber mais sobre artrite e doenças autoimunes! Além disso, compartilhe o canal com pessoas carentes que se beneficiarão dessas palestras educativas.

Fonte: 5 Signs and Symptoms of Polymyalgia Rheumatica and Giant Cell Arteritis por Dr. Diana Girnita – Rheumatologist OnCall