Pular para o conteúdo

Vitiligo: é possível realizar tatuagens?

Gabriel, quem tem vitiligo pode aproveitar a tatuagem como uma forma de disfarçar, mas é importante lembrar que o vitiligo tem sua própria forma de evolução e fazer uma tatuagem sobre as manchas pode agravar ainda mais a situação. Temos um fenômeno de trauma em cima das imagens de gente, o que pode aumentar se o objetivo for mais instável.

Nesse sentido, os tratamentos cirúrgicos como o transplante de melanócitos são uma opção, onde é retirada uma pequena parte da pele que contém melanócitos e é implantada na área afetada para produzir o pigmento. É importante tratar o vitiligo precocemente, pois é uma doença genética em que o sistema imunológico combate com suas células que produzem o pigmento da pele, causando despigmentação.

Apesar de não haver comprovação científica de que o estresse emocional sempre desencadeia o vitiligo, muitos pacientes relatam coincidência do aparecimento das manchas com algum trauma emocional. Por isso, é fundamental não ter preconceito contra as pessoas que sofrem com essa doença, que causa despigmentação da pele.

No vitiligo, as células que produzem a melanina diminuem a sua produção, o que faz com que as manchas apareçam em primeiro lugar mais claras e, depois, cada vez mais escuras. Quando há coceira, é algo raro, mas pode acontecer.

É importante lembrar que as pessoas que convivem com o vitiligo precisam sonhar e ter esperança, assim como a modelo Jamile Delma, que teve a doença desde os 12 anos e convive bem com ela. É possível realizar tratamentos como a fototerapia, laser e até tratamento cirúrgico. Hoje em dia, já existem modelos com vitiligo que fazem sucesso no mundo inteiro, mostrando que o mundo está aberto para todas as pessoas, independente de suas condições.

Fonte: Pessoas com vitiligo pode tatuar?? por Capital ink Tattoo