Pular para o conteúdo

Doença Vitiligo: O que é e principais sintomas.


Olá, boa tarde! Meu nome é e hoje vou dar uma dica de saúde sobre dermatologia: o vitiligo.

O vitiligo é uma doença de pele que causa manchas brancas como um todo em todo o organismo. É uma doença restrita à pele e bastante estigmatizante. Um caso bastante emblemático da doença é o do cantor Michael Jackson, que acabou ficando com a roupa inteira branca devido às manchas. Normalmente, a doença aparece nas extremidades, como mãos e pés, mas também pode ocorrer no rosto, região de dobras como axilas e virilha, bem como região genital. A doença acomete não só adultos, mas também crianças. É uma doença autoimune, ou seja, não tem uma causa pré-determinada. O organismo acabou causando a doença por causa de um mau funcionamento do sistema imunológico, e não por exemplo por uma picada de inseto ou por um quadro infeccioso, por exemplo.

Com relação ao prognóstico, algumas pessoas têm uma manchinha ou vez na vida que some depois e nunca mais volta. Outras têm uma vez na vida, e depois ao longo da vida, vai voltando no modo autolimitado, enquanto outras acabam com o corpo inteiro afetado. Não é possível prever. É preciso ser avaliado caso a caso.

Com relação ao tratamento, existem meses de tratamento tópico, tratamento sistêmico e a fototerapia.

No tratamento tópico, podemos utilizar corticoides tópicos e imunomoduladores como tacrolimus. A substância é utilizada nos locais pelo menos uma vez ao dia e a repigmentação é avaliada conforme as áreas brancas vão recebendo pigmentação e pequenas ilhas de coloração começam a aparecer e aos poucos vão se fechando. Nos casos localizados, o tratamento tópico é suficiente, mas, quando ele é disseminado, é preciso associá-lo a um tratamento sistêmico. O tratamento sistêmico consiste em tomar medicações. Por exemplo, pode-se utilizar uma marca d’água ou metoxipsoraleno e também corticoide oral. Todas as medicações orais têm que ser avaliadas caso a caso para saber qual o paciente pode utilizá-las e explicar sobre efeitos colaterais e duração.

É importante fazer acompanhamento médico com um dermatologista e não chegar na farmácia e comprar e tomar sem supervisão, pois existem riscos.

Existe também um outro tratamento muito eficiente, a fototerapia. O paciente entra em uma câmera e toma um banho de luz, que pode ser a radiação UVA (ultravioleta A) ou UVB (ultravioleta B), e essa radiação por si só faz com que a pele doente seja estimulada a se repigmentar. Se for uma área grande, o paciente deve entrar em uma câmera e ficar dentro dela, e todo o corpo irá receber a radiação. Porém, se for uma área pequena, pode-se utilizar um dispositivo menor que vai radiar somente essa região da pessoa, por exemplo, o braço.

Fica a dica de saúde de hoje sobre o vitiligo, seja ele localizado ou sistêmico.

Fonte: Vitiligo: conheça a doença do cantor Michael Jackson por DR LUIZ PÔRTO DERMATOLOGISTA