Pular para o conteúdo

Tratamento e cura para o Vitiligo – saiba mais aqui


Olá amigos do canal! Hoje é o nosso terceiro e último vídeo da série sobre o tratamento do vitiligo e o prognóstico. O tratamento se baseia em alguns pilares.
Lembro que no outro vídeo falei com vocês que nós temos uma célula, a melanócito, que está inflamada pelos anticorpos e essa informação está destruindo matando. Se não tratarmos a célula que produz o pigmento, precisamos impedir que essa informação continue nessa célula ou desinflá-la. Isso é o primeiro pilar do tratamento.
O segundo pilar é fazer com que essa célula se recupere e volte a produzir a melanina, que é o pigmento que dá cor à nossa pele. Isso fará com que a mancha branca que representa o vitiligo desapareça. Para isso, nós utilizamos de alguns recursos medicamentosos, como os cremes, as pomadas e as medicações via oral. Os cremes e pomadas antigos e novos podem ser usados isoladamente ou associados. As medicações orais são utilizadas geralmente quando o paciente precisa de uma situação um pouco pior de controle ou de imagem de maior dificuldade de controle.
A terceira modalidade de tratamento é a fototerapia. A fototerapia é o uso de equipamentos que emitem raios ultravioleta de um determinado espectro. Ela é capaz de fazer o mesmo tratamento sem a necessidade do uso de medicação, proporcionando um conforto muito bom ao paciente e evitando alguns riscos que um medicamento traz. Existem dois tipos de fototerapia: a UVB e a UVB de banda estreita. Ambos são considerados os mais modernos e extremamente eficazes.
Em relação à resposta que o paciente pode esperar do tratamento, chamamos de prognóstico. Essa resposta depende de muitos fatores ou variáveis, como o tempo de evolução da doença e a área acometida. Alguns pacientes chegam até uma resposta completa e têm alta sem lesão alguma. Outros pacientes, apesar de não ter uma resposta completa, ficam extremamente insatisfeitos com o que foi implementado porque há áreas repigmentadas que realmente impactaram socialmente para eles.
Todo paciente merece ser avaliado e tratado, independente dessas variáveis. Estamos disponíveis para responder o que for possível dentro das redes sociais tanto aqui no canal quanto no Instagram. Se necessário, também passamos o telefone do consultório para quem não está próximo.
Em breve, vou gravar um vídeo específico sobre fototerapia, pois é um assunto muito perguntado.
Abraço para todos! Vamos seguir em frente e vamos trabalhar juntos!
Fonte: VITILIGO: Como tratar? Tem cura? por igorcursi