Pular para o conteúdo

Tratamentos incorretos para vitiligo

Os perigos de tratamentos

No vídeo de hoje, vamos falar sobre os perigos de tratamentos para o vitiligo e a importância de escolher cuidadosamente o tratamento adequado.

Quando eu fui diagnosticada com a doença, recebi uma lista de coisas que não podia fazer e também fui receitada muitos medicamentos, como antidepressivos e sedativos. No entanto, sempre tive medo de tomar medicamentos sem saber se seriam eficazes ou não.

Alguns tratamentos também podem ser muito agressivos e isso pode fazer com que tenhamos medo de tratar a doença. Quando eu voltei a estudar sobre o assunto e conversar mais para tentar entender a doença, percebi que fiz muita coisa errada sem saber e que esse é o risco que as pessoas que têm vitiligo correm se o tratamento não for adequado.

Um tratamento que eu tentei fazer foi a fototerapia. Nesse tratamento, você é exposto a luz para tentar repigmentar a pele. No entanto, no meu caso, acabou sendo muito agressivo e causando muitas feridas na minha pele. Eu não sabia se estava fazendo do jeito certo e se estava funcionando de fato.

A fototerapia é um tratamento muito interessante, mas pode ser complicado para quem tem vitiligo porque a pele não tem a proteção necessária e alguns tratamentos usam produtos que os pacientes passam e expõem ao sol sem uma avaliação médica adequada. Isso pode causar queimaduras na pele e outros problemas.

É necessário seguir rigorosamente os protocolos do tratamento para evitar problemas como queimaduras e reações alérgicas. Cada paciente é diferente e o tratamento precisa ser personalizado de acordo com sua situação.

Além disso, o uso de medicamentos para tratamento da depressão e ansiedade é comum nos pacientes com vitiligo. No entanto, é importante destacar que o vitiligo é uma doença autoimune multifatorial, e embora a questão emocional seja importante, o uso de antidepressivos e outros medicamentos precisa ser avaliado individualmente e realizado por um profissional competente.

Cuidar da pele é muito importante para os pacientes com vitiligo. Alguns tratamentos, como o uso de corticoides tópicos em creme ou pomada, pode causar atrofia da pele e deixá-la mais sensível. Por isso, é preciso ter paciência e procurar um tratamento adequado, sempre com a orientação de um profissional qualificado e experiente.

Apesar do vitiligo ser uma doença crônica, é possível controlá-la e repigmentar a pele, principalmente em casos iniciais. Por isso, é importante ter paciência e escolher o tratamento certo com cuidado.

Fonte: 03. Tratamentos errados para vitiligo | Visita ao médico por Minha Segunda Pele