Pular para o conteúdo

Tudo sobre a Hepatite C: sintomas, tratamento e prevenção

Se você tem hepatite C, o seu fígado está inflamado por causa da infecção pelo vírus da hepatite C. Seu fígado é o maior órgão dentro do seu corpo e desempenha muitas funções importantes.

  • As partes funcionais do seu fígado são chamados lóbulos hepáticos.
  • Os seus lóbulos hepáticos filtram todo o sangue do seu corpo.
  • Como seu sangue passa através deles, suas substâncias nocivas degradam os lóbulos hepáticos, removem bactérias e células sanguíneas desgastadas, formam fatores de coagulação para controle de sangramentos.
  • Após uma refeição, o seu fígado produz e armazena nutrientes para fornecer ao seu corpo a energia quando necessário.
  • Seu fígado também faz uma substância chamada bile.
  • Sua vesícula armazena a bile e libera-o em seu intestino delgado para ajudar a digerir gorduras no alimento que você come.

Se você tem o vírus da hepatite C, você foi exposto por sangue ou outros fluidos corporais a partir de uma pessoa infectada com o vírus. Isso pode ter acontecido ao compartilhar drogas por seringa infectada de outra pessoa. Outras maneiras que você pode ter sido expostos ao vírus incluem: ter relações sexuais com alguém infectado pelo vírus; compartilhar itens de higiene pessoal, como lâminas de barbear ou escovas de dentes, usados por uma pessoa infectada; contato direto com o sangue ou fluidos corporais de uma pessoa infectada; ou ocorre a transmissão durante o parto do bebê.

Durante o início, ou fase aguda, da hepatite C, a infecção entra em seu fígado e invade as células do fígado. Uma vez dentro de suas células do fígado, o vírus começa a se multiplicar. Durante o processo de cópia, ocorrem muitas mutações no material genético do vírus, conduzindo a novas linhagens do vírus. Em resposta à infecção viral, seu corpo envia células do sistema imunológico para atacar tanto o vírus quanto as células hepáticas infectadas com o vírus. Como resultado, essas células hepáticas se tornam inflamadas e morrem. Ao longo do tempo, apresentam formas de fibrose em torno das células hepáticas mortas e infectadas. O tecido fibroso impede o fígado de funcionar adequadamente.

Se você tem uma infecção crônica da hepatite C e seu fígado contém uma grande quantidade de tecido fibroso, chama-se cirrose, o que limita o fluxo sanguíneo e os resultados são diminuição permanente e endurecimento do seu fígado.

A vacina contém frações inativas, vírus que treinam o sistema imunológico para reconhecer e atacar certas espécies do vírus. No entanto, há mutações frequentes do vírus da hepatite C e tornam provável que você vai pegar uma versão do vírus não contido na vacina. Como resultado, não existe uma vacina eficaz para o vírus da hepatite C.

Se você tem hepatite C, o seu sistema imunitário sozinho pode destruir todo o vírus da hepatite C que está em seu corpo. No entanto, a maioria das pessoas infectadas com o vírus desenvolvem hepatite C crônica, uma condição em que o seu sistema imunitário não é capaz de destruir todos os vírus em seu corpo após seis meses. Se você tem hepatite C crônica e seu sistema imunológico não pode combater o vírus completamente, o médico pode prescrever uma terapia de combinação consistindo de um medicamento antiviral chamado ribavirina e injeções de interferon, uma medicação que fortalece o sistema imunológico. Estas drogas se mostram mais eficazes contra a Hepatite C quando combinadas.

Fonte: por