Pular para o conteúdo

As principais DSTs: HPV, gonorreia e herpes.


Olá pessoal, estamos aqui mais um programa. Hoje em foco, vamos conversar sobre um problema que é considerado um problema de saúde pública: doenças sexualmente transmissíveis, as famosas DSTs. Vamos falar das principais e mais comuns hoje aqui para vocês.
– A primeira DST que vamos conversar hoje é sobre HPV (papilomavírus humano). Existe uma grande preocupação pessoal com infecção desse vírus, porque a gente sabe que a infecção desse vírus nas mulheres aumenta muito a incidência de câncer de colo do útero, um dos mais frequentes da mulher. Infelizmente, muitas mulheres ainda morrem por câncer de colo do útero, e na maioria dos casos está associado à infecção pelo vírus HPV.
– Infecção do vírus HPV no homem existe associação com câncer de pênis, mas é muito baixa essa associação. É bem mais forte em relação ao colo do útero nas mulheres. As lesões do HPV geralmente surgem na região genital, tanto no homem quanto na mulher, na forma de uma verruga é uma região elevada, geralmente não dói, não sangra, não coça, é uma lesão é que ela parece ter um aspecto semelhante a couve-flor. O diagnóstico é fácil. Se você percebeu a presença de uma dessas lesões, se você for homem procure o urologista para fazer uma cauterização em uma imagem dessa lesão e removê-la. Se você for mulher, procure um ginecologista para fazer uma composição com pia, que é um exame fundamental importância nesse diagnóstico e já realizar o tratamento. É importante falar que o HPV infelizmente não tem cura. Você mantém apenas a doença sob controle, ou seja, você tratou uma vez, eventualmente essa lesão pode voltar. Por isso, é importante manter o acompanhamento e o monitoramento frequente com seu médico.
– Outra DST é relativamente frequente pessoal, é a gonorréia. Ela se caracteriza pela presença e pela saída de secreção amarelada semelhante a pus pelo canal da urina, geralmente pela manhã em grande quantidade, e provoca, além disso, a ardência e o desconforto no canal da urina durante é quando você vai ao banheiro urinar. É bem característico. O diagnóstico é fácil, é provocada por uma bactéria que algo no corpo, e o tratamento é feito com antibióticos. 2 a 3 dias de antibiótico já é o suficiente para você resolver a infecção por gonorréia.
– Por fim, o herpes genital também é muito comum, é provocado por um vírus. A lesão do herpes genital se caracteriza. Ela começa com uma bolha, uma vesícula, é uma bolinha de água, geralmente no local que sujas. Geralmente, são várias bolinhas agrupadas juntas, é é sobre uma base avermelhada. Normalmente, coça e você tem um desconforto no local. Essas bolhas surgem, depois ela se rompem, forma informa ferida, uma úlcera, e depois ela cicatriza. O tratamento é feito com um comprimido. Tá geralmente, cinco a sete dias de tratamento são o suficiente.
Então, essas foram algumas das DSTs mais frequentes. Fique atento, nos próximos vídeos do programa iremos falar sobre outras DSTs que existem várias. Então, fique atento. Apareceu alguma lesão, alguma secreção, algo diferente no genital? Procure o seu médico especialista.
Gostaram pessoal? Portão deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Um abraço e até o próximo vídeo.
Fonte: Dst’s: HPV, gonorreia e herpes. por Dr Hallison Castro 84 98830-8181

Marcações: