Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre Hepatite B


Meu nome é Maria Lúcia Ferraz. Eu sou uma patologista da Universidade Federal de São Paulo. Hoje, estamos aqui para falar sobre a Hepatite B.
A Hepatite B é uma doença viral que afeta o nosso fígado. Ela pode ter um comportamento de uma doença aguda que se cura na maior parte das vezes, mas em um pequeno número de casos, essa doença pode se tornar crônica e levar até a cirrose e ao câncer de fígado. A Hepatite D é transmitida basicamente através da via sexual. Ela é hoje considerada uma infecção sexualmente transmissível. Além disso, o vírus B pode se transmitir também através de sangue e derivados de sangue e através da mãe eventualmente portadora crônica do vírus, que pode passar a doença para o recém-nascido no momento do parto.
Felizmente, a Hepatite B tem uma forma muito eficiente de prevenção. Existe uma vacina altamente segura e eficaz que protege contra o vírus da Hepatite B. A partir da década de 90, ela começou a fazer parte paulatinamente no nosso país do calendário universal de vacinação de todas as crianças. Entretanto, muitos adultos jovens e pessoas mais velhas não têm a proteção da vacina contra Hepatite B. Então, o ideal é procurar fazer os testes sorológicos para saber se a pessoa é portadora do vírus, e aí então, ela vai receber um tratamento que é feito com medicação também bastante eficaz e segura que controla esta via linha.
A Hepatite D é causada pelo vírus D ao longo do tempo, e se a pessoa fazendo o teste mostrar que ela não tem a Hepatite B e nunca recebeu vacina, então ela pode procurar os postos de saúde, porque esta vacina está disponível para todas as pessoas gratuitamente.
Então, o importante em relação à Hepatite B é que todos estejamos protegidos para evitar essa infecção que pode ter consequências graves ao longo do tempo.
Fonte: Hepatite B por Tudo sobre Fígado