Pular para o conteúdo

Transtorno bipolar e personalidade – Episódio 6.

Transtorno bipolar: confusão com aspectos da personalidade

Muitos pacientes com o diagnóstico de transtorno bipolar não recebem o tratamento adequado por haver uma confusão entre aspectos da personalidade e o que é da ordem do transtorno bipolar.

É comum que pacientes que estão em quadro de euforia, em que há irritabilidade, agressividade e uma exposição a riscos, sejam encarados erroneamente como tendo uma “personalidade forte”.

É importante separar o que é da ordem da personalidade e o que é do transtorno bipolar. As emoções do sujeito, como chorar ou confrontar-se com limites, podem ser ampliadas em um estado de humor alterado, causando prejuízos na vida social, familiar e pessoal.

O tratamento é importante para facilitar o processo de adesão e identificar os gatilhos. É preciso incluir o sujeito não só com um diagnóstico, mas com o que há de mais singular em sua vida. Observa-se um núcleo bastante peculiar em todas as crises, sempre relacionado às questões em que o sujeito não consegue lidar com variações.

O acompanhamento de profissionais médicos é extremamente importante para evitar a recorrência de crises. A confusão entre o que se trata de aspectos da personalidade do sujeito e o que se trata das alterações de humor deve ser evitada para não patologizar qualquer aspecto da personalidade, inibindo a adesão ao tratamento.

Fonte: EPISÓDIO 6 – TRANSTORNO BIPOLAR E PERSONALIDADE por Holiste Psiquiatria