Pular para o conteúdo

Transtorno de Personalidade Histriônica: Sintomas e tratamentos

Olá pessoal, hoje vamos abordar um tipo de transtorno de personalidade, o transtorno de personalidade histriônico. Esse transtorno acomete mais frequentemente as mulheres, correspondendo a cerca de 2% da população. É um transtorno que gera muitas limitações, sofrimento e afastamento dos seus parentes, portanto, é importante reconhecê-lo para evitar prejuízos sociais.

A personalidade histriônica é caracterizada por indivíduos que buscam estar constantemente no centro das atenções. Eles tendem a chamar atenção em grupos de amigos, fazendo piadas e sempre querendo estar no foco. No entanto, quando não são o centro das atenções, eles sofrem dificuldades para interagir e não conseguem sentir prazer. Isso pode gerar oscilações durante o dia e confundir-se com transtorno de personalidade borderline.

As pessoas com personalidade histriônica buscam vantagens em suas relações pessoais, usando da manipulação e da sedução para alcançar seus objetivos e estar sempre em evidência. Eles têm oscilações rápidas e superficiais, e utilizam a dramatização para chamar a atenção para si. Além disso, são sugestionáveis e sofrem muitas influências do ambiente em que estão.

Outro aspecto importante desse transtorno é a sua relação pessoal. As pessoas que sofrem desse transtorno geram grande sofrimento ao perderem um amigo, mesmo sem terem uma relação muito próxima com eles. Elas criam uma relação imaginária que não condiz com a realidade e, consequentemente, sofrem.

É importante ressaltar que o transtorno de personalidade histriônico pode se misturar com outras doenças psiquiátricas, como o transtorno bipolar em fase de mania. O diagnóstico pode ser difícil, pois as pessoas com esse transtorno são emotivas e instáveis emocionalmente. Além disso, possuem características de manipulação, o que pode dificultar o diagnóstico preciso.

O tratamento e a ajuda de profissionais são importantes para que as pessoas com transtorno de personalidade histriônico possam superar suas limitações e sofrimentos, buscando um diagnóstico adequado e um tratamento correto, seja ele medicamentoso ou psicológico.

Espero que esse vídeo tenha contribuído para que você tenha um pouco mais de noção sobre o transtorno de personalidade histriônico e que a busca por ajuda profissional possa ser realizada após assisti-lo. Lembrando que o objetivo deste vídeo é apenas informar e conscientizar, e não realizar diagnósticos.

Se você gostou deste conteúdo, curta nosso canal para receber novos vídeos todas as quintas-feiras!

Fonte: TRANSTORNO DE PERSONALIDADE HISTRIÔNICA por Clínica da Mente