Pular para o conteúdo

Sintomas do Transtorno de Personalidade Antissocial (TPA) – Causas e Tratamentos.


Olá! Hoje vamos falar sobre os sintomas do Transtorno de Personalidade Antissocial, que é popularmente conhecido como psicopata. A característica essencial do transtorno de personalidade antissocial é um padrão de fusão em relação à violação dos direitos alheios, que começa na infância ou na adolescência e se perpetua pela idade adulta. Outra característica singular desse transtorno é a transgressão, que tem a ver com esse padrão de fusão que eu havia dito.
O discurso manipulador e a fala sedutora desses indivíduos são utilizados para atingir seus objetivos. Um outro ponto é a tendência a falsidades, mentiras recorrentes, utilização de alguns momentos de nomes falsos com o intuito de trapacear e obter ganhos pessoais. Existe uma impulsividade muito grande que nesses sujeitos e uma impulsividade que impede muitas vezes de planejar o futuro. Não há uma perspectiva a longo prazo – eles são muito imediatistas. A irritabilidade e a agressividade são fatores bem presentes nesses indivíduos. A agressividade pode ser física ou verbal, muitas vezes contra o próximo ou outra vítima. Há um descaso presente em relação a si e em relação aos outros. Eles não medem esforços para atingir seus objetivos – podem colocar sua própria vida em risco ou de terceiros.
A ausência de remorso é um ponto característico dos indivíduos com Transtorno de Personalidade Antissocial. Eles não medem esforços para atingir seu objetivo, independentemente de quem esteja à sua frente. A empatia, que é se colocar no lugar do outro, não existe. Eles querem apenas atingir seus objetivos, sem perceber quem está à sua frente. Há uma neutralidade em relação aos seus próprios sentimentos, uma racionalidade muito forte. Possuem um desejo muito forte de serem satisfeitos.
Para ser fechado o diagnóstico de um sujeito com Transtorno de Personalidade Antissocial, é preciso que ele seja maior de 18 anos. Antes disso, apenas sintomas em relação. Ainda, ao fechar um diagnóstico de um sujeito com Transtorno de Personalidade Antissocial, é preciso que haja um Transtorno de Conduta antes dos 15 anos. Transtorno de conduta tem alguns sinais-sintomas como agressão a animais e a pessoa, destruição de patrimônios, roubos, furtos e movimentos em relação à fraude.
Um ponto importante a ser salientado é em relação ao uso de substâncias psicoativas. Pessoas acabam confundindo o usuário de substâncias psicoativas com opsiopatas ou sujeitos com Transtorno de Personalidade. Há sintomas do Transtorno de Personalidade Antissocial em alguns usuários de droga, mas isso não é padrão. É preciso que haja esses sinais e sintomas antes do uso na infância, na adolescência, e que esses sintomas continuem presentes ao longo da vida adulta.
Fonte: TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTISSOCIAL: SINTOMAS por Espaço Bom Viver