Pular para o conteúdo

Sinais de Transtorno Bipolar


Com quais são as principais características que a pessoa está ouvindo agora e pode estar pensando “será que eu tenho isso?” Será que eu não tenho ou tem alguma coisa atrapalhando a vida dela, não consegue entender o que é e tá ouvindo nosso papo e tá achando que pode ser isso e que a pessoa tem que ficar atenta para saber se pode ou não sei se é procurar uma ajuda.
Eu acho que primeiro é a questão de analisar a própria família, vai te dar uma dica grande sobre a validade ou não né, então você pensa sobre a sua família, se existem aquelas questões que a gente conversou. Segundo pessoas com depressão na vida repetidas precisam fortemente considerar sobre polaridade. Esse é um grande talvez vácuo que ainda exista para gente né, a pessoa começou a repetir demais depressão, ela precisa considerar isso com bipolaridade e investigar. Às vezes, nessa investigação, vai estar lá que não é o que é bipolaridade nem nada disso, porém muitas dessas pessoas aqui vão acabar descobrindo que, na verdade, são bipolares. Começou a repetir depressão demais, fica atento. E quê que é repetido impressão demais, 3-5 depressões na vida, começou a depressão ser demais, fica atento.
Porque eu falo isso? Porque a maioria dos bipolares vão estar nesse vácuo aqui onde que até procuraram tratamento, mas for diagnosticado como depressão ou como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, porque em geral, a depressão na bipolaridade, ela tende a ser mais sofrida, tende a ser mais grave e com isso, a pessoa acaba procurando, mas não recebe o diagnóstico correto.
E quantas pessoas, qual porcentagem das pessoas com depressão repetida? Na verdade, são bipolares. Fizeram estudos se não me engano, o que pegaram que 100 pessoas ali com diagnóstico de depressão, aí era depressão, não de bipolaridade, e falar “vamos acompanhar esse pessoal dez anos para ver quantas dessas pessoas na verdade eram bipolares e quantas que não eram”: no final de dez anos qual o resultado? 48% – metade daquelas pessoas que no começo a receber o diagnóstico depressão, na verdade, era um bipolar quando você olha dez anos para frente.
Então tá aí a primeira grande dica: depressão começou a repetir na vida de alguém, precisa pensar em bipolaridade ou investigar isso. Outro ponto é irritabilidade, se a pessoa for muito irritada à flor da pele, irritabilidade não é normal. A gente precisa parar com essa ideia de que ele é irritado, ele é desse jeito. Não existe ter jeito. A cidade irritada não existe. A irritabilidade é um sintoma. A irritabilidade ela gasta demais da nossa energia, do nosso cérebro, para que ela seja natural. Natureza não ia fazer isso. É um processo fisiológico muito complicado ficar irritado é para ver que depois de ficar muito irritado, o que acontece? Você fica cansado de ficar tenso porque é algo desgastante.
E não é exatamente exatamente e na bipolaridade é o sintoma mais comum. Mais comum de longe.
Essa fase que eu te falei da mania, que é a fase fogão, que eu costumo chamar. As pessoas acham que a euforia, alegria né. Mas isso acontece na mania pura. Quando você vê a mania mista, é que já é um detalhe. O que acontece, a pessoa tarde é bem quieta, tá falando muito, mas ela tá irritada, agressiva, hostil e ela tá se sentindo mal para baixo, mas agitada em que é. Então, quer dizer que não é só euforia, pelo contrário, você vai encontrar muito mais irritabilidade.
E outro ponto também impulsividade. Se a pessoa for muito impulsiva, seja em que campo for, mas se for muito impulsiva, precisa desconfiar de bipolaridade. A pessoa é depressiva, mas ela é impulsiva ao mesmo tempo. O que que é impulso? Eu sinto e faço, eu sinto e falo. Não existe pensamento de medir as consequências ali mesmo, né? Eu preciso considerar de que isso é uma bipolaridade. Não fecha o diagnóstico, só tô dando dica para pessoa ir buscar a ajuda nesse caso, por que eu preciso do pensar na consequência antes de agir.
Se eu penso e já faço, se eu penso em e tem algo acontecendo aqui, essa impulsividade tá muito aumentado, eu preciso pensar o que que tá acontecendo. Só acontece na bipolaridade. Não, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade têm impulsividade aumentada também, mas não é a única.
E muita gente também recebe o diagnóstico errado. TDAH existe o perfil onde a polaridade pega mais em qual sentido? Você fala o seu, compressibilidade. Homem e mulher, classe social, existe?
Legal, boa essa pergunta que a gente não tinha citado isso né. Quando você pega todos os bipolares, você tem o mesmo número de homem, o mesmo número de mulher, igual. Quando você pega o transtorno bipolar tipo 1, que aquele mais clássico, a proporção é de um misto de um mais um instante mulher, mas quando você pega a sombra bipolar tipo 2, que aquele um pouco mais sutil, a proporção é de duas mulheres para cada um homem, basicamente. É em geral, é um homem para uma mulher, mas nessa bipolaridade específica, transtorno bipolar tipo 2, você tem duas mulheres para cada um.
E o início dos sintomas está entre 15 e 20 anos, então a maioria das vezes você vai ver os sintomas começando na adolescência, entre 15 e 20 anos. Está 28% das pessoas que do início dos sintomas, até 25 anos, mas ainda há qualidade pode abrir quadro em qualquer momento, mas esse momento aqui, final da adolescência e início da idade jovem adulta, ele é o mais perigoso para isso. É o que eu mais tenho que observar.
Fonte: SINAIS que você possui TRANSTORNO BIPOLAR | À Deriva Cortes por À Deriva [OFICIAL]