Pular para o conteúdo

Transtorno bipolar e irritabilidade: como a família pode lidar

Irritabilidade e Explosões de Raiva em Pacientes com Transtorno Bipolar

Olá, eu sou o Dr. Eduardo Adnet e hoje vou falar sobre a irritabilidade e as explosões de raiva em pacientes portadores do Transtorno Bipolar. Como já expliquei em outro vídeo, o transtorno bipolar consiste em variações do humor mais intensas do que na ciclotimia.

Algumas pessoas que não estão estabilizadas adequadamente ou que saíram por algum tempo da estabilização podem apresentar episódios de ira, raiva e até fúria. Muitas vezes, esses episódios podem ser descontados em pessoas queridas da família, o que pode gerar sentimentos de culpa e arrependimento depois.

Um exemplo foi uma paciente que joguei fora um buquê de flores que o marido trouxe. Ela estava descompensada e com intensos episódios de raiva. Depois, ficou com um remorso terrível.

Dois pacientes meus contornaram essa situação. Uma paciente sugeriu que se afastava das filhas quando sentia que esses episódios estavam para ocorrer. Outro paciente, um homem, dormia quando sentia que esses episódios estavam prestes a acontecer.

É importante lembrar que a bipolaridade não é culpa do paciente e que muitas vezes o que é dito durante esses episódios está relacionado à doença e não aos verdadeiros sentimentos. O cumprimento das recomendações médicas e o tratamento adequado são essenciais para mitigar esses episódios.

Agradeço as perguntas e peço que elas sejam objetivas e sucintas. Até o próximo vídeo!

Fonte: por