Pular para o conteúdo

Strongyloides Stercoralis – Habitat e Ciclo Biológico: Tudo Sobre Parasitologia

O pessoal, agora vamos conversar sobre uma parte importante para o seu aprendizado: a parasitologia. Em relação aos Habitus, eles são parte do ciclo biológico. As fêmeas preferencialmente se encontram na parede do intestino ou nas criptas de De Nice e até mesmo nas glândulas de Lieberkuhn. Elas podem ser encontradas por quase todo o trato digestivo, mas preferencialmente nas glândulas de Lieberkuhn.

Em relação ao ciclo biológico, para entender esse parasita, é necessário saber que as larvas rhabditoides são eliminadas nas fezes. Elas podem seguir dois caminhos: o ciclo direto, no qual as larvas rhabditoides habituais se transformam em larvas filarioides, que, por sua vez, penetram pela pele ou pela mucosa e causam sintomas; ou o ciclo indireto, no qual essas larvas se transformam em machos e fêmeas de vida livre, que dão origem aos ovos triploides. Esses ovos, por sua vez, se desenvolvem em larvas rhabditoides e, por fim, lavas filarioides, que conseguem infectar os seres humanos.

Outro ponto importante em relação ao ciclo biológico é que os habitus fazem parte do ciclo de Wuchereria. Após o indivíduo ingerir as larvas rhabditoides habitus, elas atingem a circulação linfática e sanguínea, chegam ao fígado cerca de dois a três dias depois, ao coração direito quatro a cinco dias depois, aos pulmões e, em seguida, sobem pelo brônquio, traqueia, faringe e laringe. Quando chegam à laringe, podem ser expelidas através da tosse ou voltar para o trato digestivo. Se o paciente as engolir novamente, cerca de 10 a 14 dias depois, essas larvas serão encontradas no intestino delgado e ocorrerá oviposição e, em seguida, uma nova infecção.

Palavras-chave: habitus, ciclo biológico, Wuchereria, larvas rhabditoides.

Fonte: Parasitologia: Strongyloides Stercoralis – Habitat e Ciclo Biológico por Jaleko Acadêmicos