Pular para o conteúdo

Diferenciando larvas de Strongyloides stercoralis e Ancilostomídeos: guia prático

Olá pessoal! Nesse vídeo vou ensinar a vocês como diferenciar uma larva de ancilostomídeos de uma larva de strongiloides. A primeira coisa que precisamos saber é que existem dois tipos de larvas que podem ser encontradas no exame parasitológico de fezes, o IPF. Estes dois tipos são chamados de larvas filáriosicas e larvas rabditoides.

A diferença entre estas duas larvas é que o nome “filárioide” refere-se ao estágio evolutivo da ação, enquanto o nome de “rabditoides” faz referência ao formato do esôfago da larva. Nas larvas filárioicas, o esôfago é mais fino, enquanto nas larvas rabditoides o esôfago tem formato de halter, parecido com uma peça de academia.

Sabemos que os parasitas tanto de strongiloides quanto de ancilostomídeos são colorados enquanto estão no hospedeiro e podem apresentar essas duas larvas no exame de fezes. O truque para diferenciá-las é saber que as larvas de Strongiloides são aquelas que irão apresentar as estruturas genitais, enquanto que as de Ancilostomídeos não irão apresentar nada.

A estrutura que diferencia as duas é o esôfago, na larva rápida de Strongiloides, que apresenta o esboço dos órgãos genitais. Se encontrarmos uma larva rápida de Strongiloides e ela tiver o primórdio genital, com certeza é uma larva de Strongiloides. Se não tiver nada, é de Ancilostomídeos.

Já nas larvas filárioicas, a estrutura que diferencia é a “cauda empalhada”.

Em resumo, o que difere as larvas é a presença ou ausência de estruturas genitais e de cauda empalhada, e essas estruturas são encontradas apenas nas larvas de Strongiloides.

Espero ter ajudado a entender essa diferença. Obrigado!

Fonte: Como diferenciar larvas de Strongyloides stercoralis das larvas de Ancilostomídeos. por Halan Dyego Dias