Pular para o conteúdo

Sintomas de arritmia: quando buscar atendimento médico


Olá,
Neste período de isolamento, um dos grandes problemas é que os pacientes perdem o seu controle regular. Isso é mais delicado nos pacientes portadores de arritmias cardíacas. O Hospital Coração criou uma circulação livre de convite. É muito importante que os nossos pacientes saibam que eles podem procurar o hospital e o serviço de arritmias vai atendê-los com total segurança.
É muito importante que estejamos atentos para alguns sintomas e alguns sinais de alerta. Esses alertas devem chamar a atenção para que o paciente procure ajuda, procure o serviço e possa ser tratado antes das complicações. Em casa, arritmias cardíacas provocam alterações da construção. Podem fazer com que o pulso se torne muito rápido, muito lento ou irregular e isso pode provocar sintomas.
Os sintomas principais das arritmias cardíacas são as palpitações, tonturas, a sensação de desmaio (inclusive eu desmaio com perda dos sentidos), a dor no peito e falta de ar, escurecimento de vista, pode haver um apagamento transitório da visão, o cansaço, principalmente ao alcançar sua progressão, e o inchaço das pernas e dos pés. Se aparecerem alguns desses sintomas, o paciente deve procurar o hospital, deve procurar ajuda para que o tratamento, o diagnóstico, tratamento da arritmia seja feito em segurança numa fase preventiva.
Além dos sintomas, é muito importante o controle duplo. As arritmias cardíacas podem provocar aceleração do pulso, geralmente acima de 100 batimentos por minuto, ou podem provocar uma diminuição importante da eu pulso, geralmente abaixo de 50 ou 40 batimentos por minuto. E ainda pode provocar irregularidade do pulso. Então é muito importante é que o paciente faça o controle do seu curso pelo menos duas vezes por semana, se for o caso diariamente. Se ele tiver dificuldade, algum familiar pode fazer com bastante facilidade. É só contar a pulsação durante 30 segundos, multiplicar por 2 e nós teremos a pulsação por minuto. Normal varia de 50 a 90 batimentos por minuto. Então é muito importante que o paciente faça esse controle regular do pulso para que tenha uma informação. Já que eventualmente ocorrem alterações na pulsação sem sintomas de alarme. Então o controle do pulso é avaliação adicional.
Uma condição muito frequente e que precisa ser acompanhada com cuidado é a chamada fibrilação atrial. No outro grupo de paciente que precisa ter um cuidado especial é o grupo de portadores de marca-passo.
E finalmente, existe outra condição para a qual o paciente também deve procurar o hospital. É no caso de precisar tratamento com hidroxicloroquina e azitromicina. Essas medicações não devem ser iniciadas antes de fazer uma graça para programa. Além disso, é importante verificar a história clínica do paciente, a história clínica familiar. Se esses cuidados forem considerados, forem respeitados, essas medicações poderão ser usadas praticamente e 100 reis.
Desta forma, se os pacientes estiverem atenção, conclamação aos sintomas e ao controle do pulso, certamente eles vão poder passar esse período de isolamento em total segurança. E em caso de dúvida, em caso de desconforto, em caso de sintomas, podem procurar o serviço de arritmia do Hospital do Coração e nós estaremos à disposição para atendê-los em total segurança.
Muito obrigado.
Fonte: Sintomas de arritmia | Quando devo ir ao hospital? por Hcor