Pular para o conteúdo

Síndrome Metabólica: Saiba se você pode estar em risco

Síndrome Metabólica

Você é um assistente útil.

Será que você tem síndrome metabólica? Claro que o diagnóstico final sempre será em um consultório médico, após alguns exames e avaliações. Porém, existem algumas coisas que você pode começar a observar em você para saber se você tem síndrome metabólica. A síndrome metabólica é um conjunto de coisas que bagunçam todo o metabolismo e desorganizam o funcionamento saudável e adequado do corpo. Isso pode trazer muitas complicações, problemas e muitas doenças, além de uma morte precoce. É preciso tomar muito cuidado.

Meu nome é , e embora eu não seja nutricionista, vim trazer alguns sinais e sintomas para que você possa ver se está correndo risco de ter ou não síndrome metabólica. Se você detectar dois ou três desses sintomas que vou falar hoje, procure urgentemente um médico para que você possa atualizar todos seus exames e ter certeza. Se você não estiver lá para começar a se cuidar, as coisas podem piorar.

Como detectar a síndrome metabólica

Primeiro de tudo, a síndrome metabólica é muito silenciosa. Pode ser que você não sinta nada, pode ser que você não veja nada e pode ser que você não suspeite muito. É aí que a gente tem que tomar muito cuidado, porque às vezes as coisas estão acontecendo dentro e não mostram uma externa.

Então, pegue qualquer caneta para anotar e vamos descobrir o que está acontecendo com você:

  • Pressão alta: se você tem dores de cabeça, principalmente aqui na parte de trás na nuca; se você tem tontura; se você tem mal estar súbito; se você sente enjoo de vez em quando; é possível que sua pressão esteja oscilando. Hora de checar sua pressão para ver como ela está se comportando.
  • Gordura visceral: é quando há muita gordura no corpo, mas tem uma barriga grande. Na barriga do homem, principalmente, é muito característico ter mais gordura e não ter muita gordura no resto do corpo. Se você tem esse tipo de gordura, já é um sinal de síndrome metabólica. Uma coisa que acontece quando as pessoas têm muita gordura abdominal é a apneia do sono, que é a dificuldade, mesmo bloqueio da sua respiração durante o sono. Então, se você acorda dependendo hoje está sentindo falta de ar e não consegue prever ou se você dorme, dorme, dorme e acorda cansado ou se alguém reclamar que você está roncando muito, pode ser que você tenha apneia do sono. Mas, como eu disse no começo, só exames para detectar com certeza, mas as chances são grandes.
  • Glicose alta ou diabetes: se você ainda não fez o diagnóstico de diabetes, porém, você sente fome toda hora, sente fraqueza toda hora, tem compulsão, tem vício em comida, vício em doces, vício em carboidratos, pode ser um sinal que seu açúcar no sangue está alto e baixo, alto e baixo toda hora. Não é bom. Então, vá procurar um médico para fazer os exames de glicose e hemoglobina glicada pra ver se você tem diabetes.
  • Disfunções no seu colesterol: principalmente colesterol bom, o HDL baixo, significa que o seu corpo não está tão protegido quanto o nosso HDL alto, que significa uma maior proteção do seu coração. Principalmente é mais comum na América. Baixo pode ser perigoso e que sua dieta mais adequada que só prática de atividade física não é só o suficiente.
  • Ovário policístico: para mulheres, isso não caracteriza uma síndrome metabólica, mas se você tem esse problema, pode ser que você tenha algum desses sintomas que eu acabei de falar, que é ovário policístico. Geralmente, quem tem ovário policístico tem diferenças na glicose, tem uma resistência à insulina, triglicerídeos ou HDL baixo. Então, se você tem ovário policístico, faz tempo que você não faz exames, vá dar uma olhada nisso. Você pode ter a síndrome metabólica.

Como eu disse, se você tiver dois ou três desses sintomas deste vídeo, procure seu médico. Só assim vamos ter certeza e você começar um novo tratamento. Se cuide e deixe nos comentários para mim se você conhece alguém que tem a síndrome metabólica, se você tem ou se você não sabe, mas ficou desconfiado por causa dos sinais. Eu quero saber. Obrigado por assistir. Até mais!

Fonte: ⛔CUIDADO!⛔ Será que você tem Síndrome Metabólica? por Giovana Guido