Pular para o conteúdo

Síndrome de Turner: sintomas de linfedema e palato ogival


Olá pessoal, bem-vindos a mais um vídeo! Hoje eu vou falar sobre dois sistemas curtos e simples, mas que me afetam. O primeiro é o linfedema nas mãos e nos pés e o segundo é o palato em ogiva.
O linfedema é a acumulação de líquido linfático nos tecidos do nosso corpo. Isso ocorre quando o líquido linfático não consegue correr pelos corredores e entra na parede do corredor, que no caso é também composta por tecidos. Isso ocasiona uma acumulação de líquido, fazendo com que a área afetada fique inchada.
No meu caso, é possível notar um leve inchaço nos lados da minha mão quando ela está fechada. Isso se deve à acumulação de líquido linfático. Essa condição pode ser congênita ou adquirida e pode levar a outras doenças, como a doença de Milroy.
O tratamento para o linfedema pode ser feito através de massagem e drenagem linfática, que ajudam a devolver o líquido para o tronco. Além disso, é possível resolver isso simplesmente levantando os pés, pois a força da gravidade ajuda o líquido a subir. Também é recomendado o uso de compressas e diuréticos.
Já o palato em ogiva é uma condição em que o desenvolvimento da maxila superior e do palato não é normal. Isso pode levar a uma mordida errada e a um sorriso pouco atrativo. É recomendado um acompanhamento odontológico desde cedo e o uso de aparelho a partir dos sete ou oito anos de idade, quando os dentes permanentes já começam a surgir e fica mais fácil corrigir a posição dos dentes.
No meu caso, eu coloquei aparelho há quase dois anos e já vi uma grande melhora na minha mordida e no meu sorriso. É muito importante fazer o acompanhamento odontológico para corrigir essa condição o mais cedo possível.
Essas são as duas condições que eu queria falar sobre hoje. Espero que vocês tenham gostado do vídeo e não se esqueçam de curtir, compartilhar e se inscrever no canal. Até o próximo vídeo!
Fonte: Síndrome de Turner: Linfedemas e Palato em Ogiva por Diário de uma Turner